Fotógrafo cria ensaio para mostrar semelhanças entre cachorros e seus donos e seus donos. (Foto: Instagram/ gezgethings)
MERCADO PUBLICITÁRIO
O editor da Janela Publicitária Márcio Ehrlick publicou em sua página no YouTube um vídeo falando dessa publicidade criada por um brasileiro que ganhou o mundo.
A propaganda, que teve seus anúncios inicialmente publicados em jornais da Inglaterra em 1650, chegou ao Brasil em 1808 com a criação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro. Nele foi publicado o primeiro anúncio que se tem notícia. Tratava-se da venda de um bem imóvel.
A partir de 1860 começaram a surgir os primeiros painéis de rua, bulas de remédios e panfletos de propaganda e aí começa a busca pela criatividade nos anúncios.
Os profissionais brasileiros são reconhecidos no mundo pela sua criatividade, com um portfólio de cases, que marcaram época e continuam a se destacar nesse mercado mundial extremamente competitivo.
Marcio Ehrlick conta no vídeo abaixo a criatividade no uso de cães em campanhas publicitárias.
Anúncios publicitários tem um grande poder de vendas de produtos, serviços e em muitos casos podem criar hábitos, costumes e muita polêmica, como foi o famoso comercial de cigarro protagonizado pelo ex-jogador de futebol Gerson, campeão mundial com a seleção brasileira no México em 1970, onde a frase: “Gosto de levar vantagem em tudo” contida na sua fala para apresentar a marca de cigarro Vila Rica, se tornou popularmente a “Lei de Gerson” de forma pejorativa, segundo depoimento do próprio.
Veja abaixo o vídeo do comercial:
Por Fernando Passeado