Ao todo serão oferecidas 229 vagas de qualificação profissional distribuídas em diferentes regiões do estado
Parceria entre Faetec e Degase vai oferecer formação profissionalizante para jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas.
Foi firmada, na manhã desta quarta-feira (07/06), parceria entre a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), ligado à Secretaria Estadual de Educação. O objetivo é oferecer formação profissionalizante para jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas.
A cerimônia aconteceu no auditório da Biblioteca Parque, no Centro do Rio de Janeiro e contou com a presença da Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Roberta Barreto de Oliveira; da Presidente da Faetec, Caroline Alves; e do Diretor do Degase, Victor Poubel. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação foi representada pelo subsecretário de Ensino Superior, Tecnológico e Pesquisa, Edgard Leite.
“Um acordo como esse levanta as pessoas que não possuem perspectiva e que estão cumprindo medidas socioeducativas. Levar, para eles, essa perspectiva de associação a um mundo real e produtivo é um ato virtuoso e imbuído de muita verdade. Estamos realizando algo importante para a vida das pessoas”, afirmou o subsecretário.
A parceria estabelece 229 vagas de Qualificação Profissional distribuídas pelos cursos de Assistente em Informática, Assistente de Cabeleireiro, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Barbeiro, Auxiliar de Confeiteiro, Noções Básicas de Turismo e Noções Básicas de Hotelaria para os socioeducandos. A formação é oferecida em unidades do Degase localizadas na capital do Estado, na Baixada Fluminense, Norte Fluminense e Região Serrana.
À frente da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto de Oliveira celebrou a parceria e destacou seu impacto na vida dos jovens em conflito com a lei. “Um diploma da Faetec é desejado por boa parte da sociedade fluminense. Agregar esse certificado ao ensino médio comum do Degase será um brinde não somente na vida desses alunos, mas na família deles também”, afirmou.
Já a presidente da Faetec, Caroline Alves, ressaltou a importância de uma parceria como essa na formação dos jovens que serão atendidos. “A Faetec possui muita sinergia com a Secretária de Educação do Rio de Janeiro. O governo funciona sempre se complementando. Essa parceria é mais uma oportunidade para que a gente possa levar e dar esse suporte ao Degase”.
Uma Mesa Técnica foi montada para discutir e expor os benefícios e realizações que estão sendo feitas por conta da parceria entre os órgãos. Estiveram presentes a coordenadora de Educação, Esporte, Cultura e Lazer do Degase, Evangelina Dantas Andrade; a diretora da Divisão de Profissionalização do Degase, Bianca Velloso; e, representando a Diretoria de Formação Inicial e Continuada da Faetec, o professor da Rede Luiz Carlos Bastos.