Bem no Centro de Macaé, existe um lugar aconchegante que combina dois prazeres: o da leitura e o de se tomar um bom café. A Literatum, gerenciada pelas irmãs Simone e Laís Lemos, mostra diferenciais e mantém crescimento após os tempos de crise, se firmando como uma resistência do ramo literário em Macaé.
A livraria já funciona há dois anos e prova que a junção com a cafeteria deu certo. Conforme explica Laís, essa dualidade permite um espaço aconchegante e atrativo para todos. “Um chama o outro. Há pessoas que vêm aqui para tomar um café e acabam se aproximando dos livros e outros que vêm atrás da leitura e são atraídos pelo cheirinho do café. Os clientes podem consultar e ler o nosso acervo. Só devem ser cuidadosos e não dobrar a capa para não ficar marcada ou sujar”, explica.
A boa combinação também pode ser vista na temática do lugar. A cafeteria traz cafés especiais cujos nomes fazem referência às obras e autores literários. Os clientes podem experimentar os Expressos “Gabriela”, “Maluquinho”, “Machado” e “Clarice”. “Nosso diferencial também são os bolos. Eles não são industrializados, são feitos por nós, com a ajuda de nossa mãe, Catarina. É feito com muito carinho, com toque familiar”, explica Simone.
Na parte literária, as irmãs explicam que a tendência são os livros de auto-ajuda e espiritualizados. “Além disso, Osho e os livros escolares (didáticos e paradidáticos), os quais fazemos encomendas. Temos ainda os livros para as crianças e infanto-juvenis, com um espaço todo dedicado a elas”, finaliza Laís.
A Litteratum está localizada na Rua Euzébio de Queiroz, 275, no Centro de Macaé.