Os republicanos podem conquistar a maioria no Congresso Americano, o que pode ser um desastre para o governo de Joe Biden que já vem amargando vertiginosas quedas de popularidade.
O Ex-presidente Trump segue exercendo forte influência no eleitorado americano, forçando o presidente a tentar mostrar que a economia não está tão mal, mas as pesquisas entre os eleitores mostra a insatisfação com os rumos da economia e da política externa conduzida.
Os Republicanos precisam de apenas cinco cadeiras para serem a maioria. Além disso, a corrida eleitoral nos locais que decidirão o destino do Senado está ficando difícil, como, por exemplo, no estado do Arizona, onde os democratas venceram bem as eleições presidenciais.
Na configuração de governabilidade nos Estados Unidos, a perda de maioria em qualquer uma das casas legislativas, câmara dos deputados ou senado pode ser um desastre para o presidente Biden, que já vem enfrentado investigações em sua gestão.
Mas assim como no Brasil, as pesquisas eleitorais, vem perdendo credibilidade entre os eleitores americanos, o que não permite uma avaliação mais precisa do que pode ocorrer nestas eleições que pode influenciar o mundo.
O discurso do presidente Biden na quinta-feira (27), mostrou claramente a preocupação dos democratas com essa eleição que acontece daqui a uma semana, e ainda amargando o peso da decisão da Suprema Corte que anulou a decisão judicial que permitia pleno acesso ao aborto nos EUA.