Histórias, lições e conselhos de um dos mais importantes empresários brasileiros
Em seu segundo livro, Pedro Janot, o empresário que trouxe a Zara para o Brasil, ajudou a criar a Azul e se reinventou após um grave acidente que o deixou paraplégico, fala a quem está dando os primeiros passos em direção ao desafiador mercado de trabalho ou ao empreendedorismo.
O autor compartilha sua experiência profissional e pessoal como um dos empresários mais bem-sucedidos do Brasil – esteve também no topo de gigantes como Mesbla, Lojas Americanas, Richards e Pão de Açucar.
Sob o comando de Janot, a Azul conquistou 16% do mercado nacional, até então dominado em 98% por duas companhias. “Depois do acidente, fazíamos a reunião semanal da direção da Azul na sala da minha casa. Muita coisa foi definida aqui.”, relembra Janot.
Casos, memórias, reflexões, conselhos e exercícios práticos a serem realizados pelo leitor em seu decorrer, fazem parte da obra, igualmente inspiradora e didática.
Entre os principais aprendizados contidos no livro estão:
. Visualização real do universo corporativo e do mercado de trabalho em geral através de experiências e casos;
. Desenvolvimento de uma visão abrangente do e para o mercado;
. Utilização de métodos para uma apurada auto-análise profissional, como o S.W.O.T. (strengths, weaknesses, opportunities e threats) para identificar do estado atual, identificando vantagens, forças, ameaças e pontos a melhorar;
. Entendimento de motivações, identificação de gurus e avaliação da relação entre propósito pessoal e da empresa em que trabalha (ou almeja trabalhar), ou, ainda, em relação ao empreendimento idealizado;
. Como lidar com frustrações, reconhecendo-as como oportunidades de aprendizado e crescimento;
. Trocar experiências, informações e potencializar relações em uma rede de contatos com pessoas e situações reais.
PEDRO JANOT começou a carreira como comprador da Mesbla, experiência que lhe rendeu indicação para integrar um novo momento da Lojas Americanas. Na rede, foi um dos responsáveis pela estratégia de folhetos (aqueles que chegavam às casas dos consumidores encartados nos jornais), uma grande inovação em marketing à época. A performance na coordenação logística rendeu a Pedro outra indicação importante, para a diretoria da Richards, onde atuou por 11 anos. Na empresa, conduziu o turnaround e o projeto de franquias, contribuindo imensamente para o fortalecimento da marca. Sua trajetória o colocou então no concorrido posto de primeiro CEO da Zara no Brasil, posição que ocupou de 1998 a 2007.
Após rápida passagem pelo Grupo Pão de Açúcar, Pedro foi escalado para um novo desafio: ser o presidente da primeira companhia aérea low cost do país. Sob seu comando, a Azul, criada pelo americano David Neeleman, conquistou 13% do mercado nos primeiros cinco anos. Após uma queda de cavalo, em 2011, que o deixou sem os movimentos das pernas e braços, seguiu no cargo, até 2012.
Desde então, Pedro repassa seus conhecimentos sobre gestão, liderança e inovação em palestras por todo o país, além de conduzir a Contravento, consultoria voltada para a melhoria de processos no varejo de moda. É ainda sócio do Grupo Solum, que busca aproximação das PMES ao mercado de capitais e conselheiro de cinco empresas PMES, implementando a educação à distância com a marca.
É formado pela Universidade Cândido Mendes em administração de empresas, pós-graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e MBA pelo Ibmec.
SITE: www.pedrojanot.com.br
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/janotpedro/
TWITTER: https://twitter.com/janotpedro
Subtítulo: Planeje sua carreira, aprenda, ouse e desafie o statu quo
ISBN: 978-65-5544-062-1
Formato: 16×23
Páginas: 192
Preço de capa: R$44,90
Autor: Pedro Janot
Lançamento: fevereiro de 2021
Gênero: Desenvolvimento profissional/Carreira
https://www.editoragente.com.br
Outras obras
Maestro de Voo – Pedro Janot e Azul – Uma vida em Desafios, por Edvaldo Lima
Editora Manole
328 páginas