Home / Carreira / Herpes: o que desencadeia essa erupção cutânea dolorosa e ardente?

Herpes: o que desencadeia essa erupção cutânea dolorosa e ardente?

Se você é como 95% dos adultos americanos, você teve catapora quando criança. Antes de os Estados Unidos iniciarem seu amplo programa de vacinação em 1995, havia cerca de quatro milhões de casos de varicela a cada ano. Portanto, a maioria das pessoas sofreu uma infecção por esse vírus altamente contagioso e sua erupção cutânea que coceira em todo o corpo.

Mas, ao contrário de muitos vírus infantis, o vírus varicela-zóster, que causa a varicela, não sai do corpo quando a doença termina. Em vez disso, ela fica por aí, fixando residência e adormecida nos nervos, às vezes por décadas, com o sistema imunológico controlando-a. Em algumas pessoas, ele vive lá sem causar danos pelo resto da vida. Mas em outros, o vírus pode surgir repentinamente e atacar novamente, desta vez aparecendo como uma condição diferente conhecida como herpes.

Quais são os sintomas do herpes?
Assim como a varicela, o herpes também causa erupções na pele, mas desta vez geralmente aparece como uma faixa dolorida ao redor de um lado da caixa torácica ou de um lado do rosto. O primeiro sintoma para muitas pessoas é a dor ou sensação de queimação na área afetada. Você também pode ter febre, dor de cabeça e fadiga. Juntamente com a erupção cutânea e outros sintomas temporários, a zona também pode trazer complicações desagradáveis, duradouras e, às vezes, permanentes, como infecções de pele, dor nos nervos na área onde a erupção apareceu ou mesmo perda de visão.

O que desencadeia herpes em algumas pessoas e não em outras?
Os especialistas não entendem isso totalmente. Uma teoria é que o herpes ocorre quando o sistema imunológico perde a capacidade de manter o vírus sob controle.
Depois que você pega a varicela, seu sistema imunológico é capaz de reconhecer o vírus varicela-zóster graças às células especializadas do sistema imunológico, chamadas células B e T, que são capazes de lembrar o vírus e rapidamente armar um ataque contra ele. Fatores que enfraquecem o sistema imunológico aumentam o risco de desenvolver herpes zoster. Esses incluem
• certas doenças, como HIV (o vírus que causa a AIDS), câncer ou doenças auto-imunes.
• medicamentos que suprimem o sistema imunológico, como medicamentos contra o câncer, esteróides, medicamentos para tratar doenças autoimunes e medicamentos administrados a pacientes que se submetem a um transplante de órgão para evitar que seus corpos o rejeitem.
• alterações relacionadas à idade: o herpes pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, incluindo crianças, mas é mais comum em pessoas com mais de 60 anos. Seu sistema imunológico pode ficar mais fraco à medida que você envelhece. Embora não seja totalmente claro por que isso acontece, pode ser devido a um declínio nas células T. Alguns especialistas também pensam que, à medida que você envelhece, a medula óssea produz menos células-tronco, as progenitoras das células T e B. Com menos desses soldados de células brancas no exército, o sistema imunológico pode não ser capaz de montar uma resposta tão poderosa aos invasores como antes.
• certos fatores genéticos: estudos anteriores indicaram que uma suscetibilidade aumentada ao herpes pode ocorrer nas famílias, de acordo com o National Institutes of Health.

O que você pode fazer para prevenir o herpes?
Embora você possa não ser capaz de controlar certos fatores que podem desencadear as telhas, existem estratégias que você pode usar para preveni-las. O mais importante é a vacinação. A pesquisa mostra que a vacina contra herpes zoster Shingrix é 90% eficaz na prevenção de um surto de herpes zoster. Mesmo que você contraia herpes após a vacinação, o Shingrix reduz bastante o risco de desenvolver dor persistente na área afetada, conhecida como neuralgia pós-herpética.

Além de ser vacinado, é sempre uma boa ideia tomar medidas para manter seu corpo saudável, como escolher alimentos saudáveis, manter-se ativo e dormir o suficiente. Não está claro se hábitos de estilo de vida saudáveis como esses podem prevenir o herpes zoster, mas mesmo se não o fizerem, eles valem a pena porque irão beneficiar seu corpo de muitas outras maneiras.

fonte/em de Havard

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

A Jornada do aprendizado de inglês

Aprender um novo idioma é uma busca repleta de desafios e recompensas. O desejo de ...

Deixe um comentário