Em participação ao webinário realizado pelo portal educação e-docente nesta quarta-feira (24), Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep), divulgou que a edição de 2020 do Encceja foi adiada para abril de 2021 por conta da pandemia de Covid-19.
“A gente vai aplicar o Encceja em abril de 2021, já que em janeiro e fevereiro nós estamos tomados pela aplicação do Enem. […]. Por isso, nós vamos aplicar o Encceja em abril do ano que vem”, confirmou Lopes. Veja o vídeo na íntegra:
O motivo para o adiamento da prova, que estava prevista para dezembro deste ano, é a impossibilidade de garantir a segurança sanitária em uma prova com milhares de inscritos. “Para você ter uma ideia, ano passado a gente aplicou a prova para mais de três milhões de pessoas, é muita gente. Então, por uma questão de saúde, para a gente não ter de novo uma discussão, nós resolvemos adiar a aplicação da prova do Encceja”, explicou.
O presidente do Inep ainda apontou que, assim como o Encceja, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também foram adiados para o próximo ano. Os únicos exames que serão realizados pelo Inep em 2020 será o Revalida, prova de revalidação de diplomas médicos expedidos no exterior, e o Celpe-Bras, prova de proficiência de língua portuguesa para estrangeiros.
O que é o Encceja?
Essa prova avalia pessoas que não conseguiram terminar o Ensino Fundamental ou Médio na idade correta para para que elas possam obter o diploma de conclusão do nível básico de ensino. Com isso, aquele que for aprovado poderá ingressar no Ensino Superior, assim como melhorar as suas chances no mercado de trabalh