Nesta segunda-feira (24), a Receita Federal liberou as consultas ao quarto lote de restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física 2020, referente ao ano passado.
As restituições, que somam mais de R$ 5,7 bilhões, serão creditadas na conta de 4,47 milhões de contribuintes no dia 31 de agosto.
Segundo o calendário do órgão federal, este é o penúltimo lote de restituições regulares do ano, que também inclui contribuintes com prioridade legal, aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério; entre 60 e 79 anos; com alguma doença grave, deficiência física ou mental e idosos acima de 80 anos. Para essas pessoas, o governo vai creditar R$ 248 milhões no total.
As consultas podem ser realizadas no site da Receita Federal ou pelo seu aplicativo, disponível para tablets e smartphones. Há ainda a possibilidade de conferir o status da sua restituição pelo canal de atendimento telefônico 146.
Como conferir a “Malha Fina”
Para saber se você está neste grupo, basta acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal através do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Em seguida, insira seu código de acesso, gerado pelo próprio site, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada e confira se a sua declaração apresenta alguma inconsistência.
Caso você esteja enquadrado na Malha Fina, é possível enviar uma declaração retificadora — corrigindo os problemas encontrados. O órgão vai analisar os novos dados fornecidos e seu nome é retirado desta lista. Vale destacar que, caso você tenha direito à restituição, seu crédito será incluído nos lotes residuais do imposto.