País encerrou o mês de dezembro com 15,78 milhões de assinantes de operadoras de TV, segundo dados da Anatel
Em ritmo de retração mais forte do que nos anos anteriores, a TV por Assinatura fechou o ano de 2019 com uma base de 15,78 milhões de assinantes no Brasil. Em comparação com dezembro de 2018, são 1,7 milhão de assinantes a menos.
A perda de assinaturas vem sendo uma constante do setor desde 2015, quando a base começou a apresentar as primeiras quedas mensais após anos de crescimento. Desde então, a cada ano a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vem reportando queda no total de assinantes no País. A crise econômica, a utilização de novas plataformas de consumo de conteúdo sob demanda e também a pirataria são apontadas por entidades do setor como as principais razões para a diminuição das assinaturas.
Todas as grandes operadoras de TV paga perderam assinantes em 2019. A Claro(Net) segue na liderança do setor, com uma fatia de 49,2% do mercado nacional em dezembro do ano passado. Em segundo lugar aparece a Sky, com market share de 29,7%. A Oi terminou o ano com 9,6% de presença no setor, enquanto a Vivo ficou com uma fatia de 8,4%. Outras operadores menores compõem, juntas, uma presença de 3,1% no setor de TV paga.
Fonte: Meio&Mensagem