Quem viajar à Itália no próximo verão, poderá aproveitar o novo trem de alta velocidade que vai ligar Milão a Paris em apenas seis horas.
Operado pela Dello Stato, a mais importante ferrovia italiana, a previsão é que estreia aconteça em junho de 2020.
O tempo de percurso será de uma hora a menos em relação ao serviço atual oferecido pelo TGV França-Itália, ou seja, de sete horas para percorrer cerca de 900 km.
A tarifa no TGV custa em média a partir de 210 euros, dependendo do horário. A Dello Stato ainda não divulgou os preços, o que deverá fazer em breve.
Outra novidade é que pela primeira vez a rede ferroviária francesa se abre ao transporte estrangeiro, seguindo a nova legislação da União Europeia, que visa remover todas as barreiras a única empresa e regulamenta os sistemas nacionais de transporte ferroviário de passageiros.
Embora o meio mais rápido de ligação entre os dois países ainda seja o avião (48 minutos), o trem é uma opção deliciosa, no quesito experiência, para os viajantes, principalmente turistas.
Pontuais, eles descortinam da janela belas paisagens, têm serviço de bordo, ar condicionado, poltronas confortáveis e espaço suficiente para acomodar bagagens.
Por falar nisso, sempre opte por viajar de trem com uma mala pequena, ou no máximo média, porque facilita o trânsito nas estações e não provoca aquele desconforto de carregar peso, principalmente porque o bagageiro fica acima das poltronas, como nos aviões.
Outra dica: comprar os bilhetes pela internet é muito mais prático – você só mostra o celular – e os preços também variam bastante dependendo do horário.