Quinta-feira, Novembro 21

Número de profissionais formais cresce, mas especialista aponta carências

PUBLIIDADE

O número de trabalhadores formais no setor também aumentou. O crescimento foi de 10,49%, e nos 12 meses anteriores a outubro de 2023, a elevação foi de 6,21%, também de acordo com a CBIC.

Para o engenheiro civil e COO da DMR Construction, Ricardo de Carvalho, os bons números não podem mascarar antigos problemas que o setor ainda carrega. “A construção civil enfrenta desafios relacionados à saúde e segurança dos trabalhadores. Apesar dos avanços, as taxas de acidentes ainda preocupam, e a implementação de políticas de medidas de segurança ainda é um desafio para muitas empresas. A conscientização sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), treinamentos e práticas adequadas de trabalho são processos diários que dependem da atenção das lideranças e seus colaboradores”, analisa.

publicidade

Outro fator que não pode ser ignorado pelos trabalhadores do setor da construção é a constante evolução tecnológica, com algumas atividades sendo substituídas por tecnologias emergentes, como o uso de BIM (Building Information Modeling). Para Ricardo, o caminho é a qualificação profissional.

“Estar atualizado com as inovações do setor em que você está inserido é fundamental em qualquer área de atuação. Na construção civil não é diferente e é preciso entender o que o mercado está exigindo”.

Exit mobile version