Sexta-feira, Novembro 22

P. Sempre tive leituras normais de pressão arterial, mas meus números têm sido um pouco mais altos nos últimos meses. Eu li que comer mais alimentos ricos em potássio pode reduzi-lo naturalmente. Quais são seus pensamentos?

R. Quando se trata de controlar a pressão alta, a dieta americana média fornece muito sódio e pouco potássio. Reverter esse desequilíbrio poderia prevenir ou controlar a pressão alta e levar a menos ataques cardíacos, derrames e mortes por doenças cardíacas.

Os níveis normais de potássio no corpo são essenciais para a função muscular. O potássio relaxa as paredes dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e protegendo contra cãibras musculares. Vários estudos mostraram uma associação entre baixa ingestão de potássio, aumento da pressão arterial e maior risco de acidente vascular cerebral.

Por outro lado, pessoas com pressão alta podem reduzir significativamente a pressão arterial sistólica (o número mais alto em uma leitura) aumentando a ingestão de potássio proveniente de alimentos saudáveis.

A maioria dos americanos obtém apenas metade da quantidade recomendada de potássio – 4.700 miligramas (mg) diariamente. Frutas, vegetais, feijão e algumas sementes são boas fontes. As bananas (cerca de 425 mg de potássio em uma banana de tamanho médio) são frequentemente usadas como exemplo do potássio.

Se – como muitas pessoas com pressão alta – você também está tentando perder peso, considere alimentos ricos em potássio, com baixo teor de calorias e carboidratos. Bons exemplos incluem brócolis, espinafre e outras folhas verdes. Outras opções (embora um pouco mais ricas em carboidratos e calorias) são abóbora, batata doce e frutas como melão, kiwi e nectarinas.

Normalmente, os rins fazem um ótimo trabalho ao se livrar de qualquer potássio extra que ingerimos. No entanto, pessoas com doença renal avançada têm capacidade prejudicada de excretar potássio. Portanto, uma dieta rica em potássio pode levar a níveis perigosamente elevados da substância química no sangue. Esses indivíduos receberão instruções específicas de seu médico ou nutricionista sobre os alimentos que devem limitar.

Embora as dietas ricas em potássio sejam geralmente saudáveis, o mesmo não é necessariamente verdade para os suplementos. É mais seguro tomar um suplemento de potássio apenas se o seu médico recomendar. Isto é especialmente verdadeiro se você tomar certos medicamentos que interferem na regulação do potássio pelos rins, como espironolactona (Aldactone), amilorida (Midamor), eplerenona (Inspra) ou triantereno (Dyrenium).

Certos medicamentos usados ​​para hipertensão, como inibidores da ECA e bloqueadores dos receptores da angiotensina, e altas doses de antiinflamatórios não esteróides, como ibuprofeno (Advil) e naproxeno (Aleve), também podem aumentar o potássio no sangue para níveis potencialmente prejudiciais, especialmente quando combinado com suplementos de potássio.

Exit mobile version