Sei que muitos homens, inclusive eu, desenvolvem seios maiores à medida que envelhecem. Mas meu seio direito parece maior do que o esquerdo. Devo me preocupar?
De fato, o aumento dos seios em homens se tornou mais comum. As duas razões predominantes são o excesso de peso e uma condição chamada ginecomastia (pronuncia-se guy-nuh-co-MAS-tee-uh).

Os homens ganham peso devido à deposição de gordura em vários locais: sob a pele (gordura subcutânea), dentro da cavidade abdominal (gordura visceral) e nos seios. O aumento dos seios devido ao acúmulo de gordura é geralmente simétrico, com uma quantidade igual em ambos os seios. A gordura é espalhada por toda a área dos seios. Ginecomastia se refere a um aumento do tecido glandular da mama, não por excesso de gordura. O tecido glandular é concentrado sob o mamilo.
O tecido glandular masculino é influenciado pelo equilíbrio de andrógenos (o grupo de hormônios sexuais masculinos, sendo a testosterona o principal), que mantém o tecido mamário pequeno, e hormônios femininos como o estrogênio, que estimulam o crescimento do tecido mamário. A maioria das pessoas produz ambos os hormônios. Nos homens, os andrógenos são dominantes, enquanto os estrogênios têm a vantagem nas mulheres. Mas mesmo uma ligeira mudança no equilíbrio entre testosterona e estrogênio pode levar à ginecomastia.
Com a ginecomastia, os seios têm uma consistência firme ou elástica. Eles podem ser sensíveis, em comparação com a sensação mais suave do excesso de gordura que não causa desconforto físico. Embora a ginecomastia geralmente ocorra em ambos os seios, ela pode afetar um seio mais do que o outro, levando a diferenças de tamanho.
Ginecomastia foi relatada como um efeito colateral potencial de muitos medicamentos. Os mais comuns incluem
finasterida (Proscar) e dutasterida (Avodart), usados para tratar o aumento da próstata
digoxina (Lanoxin), usada para doenças cardíacas
espironolactona (Aldactone), um diurético
cimetidina, usada para inflamação do estômago e azia
cetoconazol, usado para infecções fúngicas.
Em homens mais velhos, os níveis de testosterona podem cair o suficiente para causar ginecomastia. Além disso, homens submetidos a tratamento hormonal para câncer de próstata para diminuir a testosterona desenvolverão um equilíbrio favorecendo os efeitos do estrogênio no tecido mamário. Doença hepática é outra razão para um desequilíbrio favorecendo o estrogênio.
O aumento assimétrico dos seios sempre justifica uma avaliação médica. Seu médico vai querer determinar se isso é mais provável devido ao acúmulo de gordura ou ginecomastia. O médico também examinará seus seios para detectar quaisquer caroços. Embora o câncer de mama em homens seja raro, estima-se que 2.800 casos em homens sejam diagnosticados anualmente.