Problemas causados pelo barulho acima dos decibéis prejudicias vem sendo combatido pelas prefeituras da região da Costa do Sol durante a queima de fogos nas festas de Fim de Ano, em Macaé o prefeito Welberth Rezende reduziu em quase 70% o barulho dos fogos e também no município de Búzios o prefeito Alexandre Martins vem tomando decisões quanto o barulho, que causa problemas a indivíduos com autismo, animais domésticos, como cães e gatos que sofrem com o estresse causado pelos excessivo dos ruídos dos fogos.
A Prefeitura de Búzios, adquiriu um sonômetro, popularmente conhecido como decibelímetro, equipamento de medição sonora essencial para o controle de ruídos no município. A iniciativa visa garantir o cumprimento das normas de poluição sonora e proporcionar maior qualidade de vida aos moradores e visitantes.
Com o novo equipamento, a equipe de fiscalização sonora estará mais bem preparada para identificar e combater excessos de ruídos em diferentes regiões da cidade, especialmente em áreas residenciais e próximas a zonas de lazer noturno. O sonômetro permite medições precisas, assegurando que as regras previstas na legislação municipal sejam rigorosamente aplicadas.
De acordo com o secretário do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, a aquisição faz parte de um conjunto de ações da administração pública para fortalecer a fiscalização ambiental e urbanística em Búzios. Além de combater a poluição sonora, a medida também busca educar a população e conscientizar sobre a importância de respeitar os limites estabelecidos para o bem-estar coletivo: “Durante as celebrações de fim de ano, estaremos nas ruas fiscalizando os limites estabelecidos por Lei, para garantir o cumprimento das normas e preservar o bem-estar da população.“
Em Búzios a população pode contribuir denunciando irregularidades sonoras via WhatsApp para a Fiscalização Ambiental, através do número: (22) 99844-8335.