O proprietário da Casa & Jardim Jeferson Nunes em Macaé, com a experiência de 18 anos no manuseio de orquídeas, falou a nossa reportagem, durante o evento Expo Flores que termina no próximo fim de semana, sobre os benefícios da planta, que talvez você não saiba.
As orquídeas são plantas milenares, cuja cultura tenha começado há mais 4.000 anos, no Japão e na China.
Com suas utilidades decorativas e medicinais, estas flores nobres ficaram conhecidas no mundo inteiro, passando a ser admiradas e cultivadas.
Segundo Jeferson há evidencia que pacientes internados possam ter melhoras mais depressa quando eles possam contemplar essas flores e mais benefícios como:
– A produtividade com a presença de orquídeas pode criar um ambiente favorável aos melhores resultados, segundo uma pesquisa da Universidade do Texas.
– A energias positivas são relatadas por pessoas que frequentam ambientes religiosos onde há orquídeas, conforme depoimentos de líderes espirituais.
– Diferentemente de outras plantas, as orquídeas liberam oxigênio e absorvem gás carbônico no período da noite. Esse processo ajuda a melhorar a qualidade do ar em espaços internos de residências e comércios.
– Essa planta maravilhosa e que se mantida de forma adequada tem uma propriedade de combate a toxinas de ambientes, pois há comprovações que elas retiram 80% de toxinas do ar, como fumaça de cigarro.
As orquídeas colaboram sobremaneira em manter a umidade relativa do ar durante os períodos de tempo seco, por conta de suas folhas que contribuem para o equilíbrio dos elementos presentes na atmosfera, graças ao processo de absorção e liberação de água que ocorre junto com a fotossíntese.
E por último o especialista fala sobre o poder das orquídeas no combate a doenças da mente, como depressão e ansiedade. Cuidar dessas plantas maravilhosas podem contribuir para melhorar estados emocionais das pessoas, conclui Jeferson