Sexta-feira, Novembro 22

Farmácias de manipulação têm aparecido muito nas notícias ultimamente, graças a relatos de algumas delas comercializando e vendendo medicamentos para perda de peso em demanda, como semaglutida (Wegovy). Mas, embora haja algumas situações em que você pode precisar recorrer a uma farmácia de manipulação, você deve fazer uma pesquisa cuidadosa antes de usar uma, aconselha o Dr. Robert Shmerling, editor sênior da Harvard Health Publishing. Aqui está o que você precisa saber, cujas orientaçãoes serve para o público brasileiro. 

O que é uma farmácia de manipulação?

A definição de uma farmácia de manipulação é ampla. “Qualquer farmácia que fornece medicamentos que não estão disponíveis comercialmente e os prepara no local para atender às suas necessidades específicas é uma farmácia de manipulação”, explica o Dr. Shmerling.

A Farmácia da Manipulação é um estabelecimento da área saúde onde são produzidos medicamentos e cosméticos de acordo com a necessidade do paciente. O processo de manipulação é feito de forma individualizada e personalizada, seguindo a receita emitida pelo profissional capacitado. Existem mais de 10 mil farmácias de manipulação e homeopatia no Brasil.

PUBLICIDADE / CLIQUE NA IMAGEM , SAIBA MAIS!

Quando você pode precisar de uma farmácia de manipulação?

Existem algumas razões diferentes pelas quais alguém pode precisar de uma farmácia de manipulação. Algumas das mais comuns incluem:

Você também pode estar interessado em…

  • um indivíduo requer uma certa concentração ou dosagem que não está disponível comercialmente
  • um indivíduo necessita de uma forma diferente do medicamento (por exemplo, uma pessoa que não consegue engolir um comprimido pode precisar que uma farmácia forneça o medicamento na forma líquida)
  • a necessidade de remover alérgenos como lactose ou glúten
  • para produzir um medicamento saborizado para uma criança.
  • Outra ocasião em que você pode precisar de uma farmácia de manipulação é quando há escassez de medicamentos, observa o Dr. Shmerling. Recentemente, por exemplo, a escassez de medicamentos populares para perda de peso, como tirzepatide (Zepbound) e semaglutida, levou as pessoas a farmácias de manipulação. As farmácias de manipulação podem obter acesso a compostos químicos diretamente do fabricante do medicamento e misturar a medicação elas mesmas.
  • Quais são os riscos de usar uma farmácia de manipulação?

Embora os medicamentos manipulados sempre devam conter ingredientes aprovados pela FDA, no Brasil pela ANVISA, as formulações preparadas em farmácias de manipulação não são revisadas pela FDA quanto à pureza, segurança ou eficácia. Como resultado, há uma chance de você não estar recebendo o medicamento que pensa que está, enfatiza o Dr. Shmerling.

PUBLICIDADE / CLIQUE NA IMAGEM, SAIBA MAIS!

Em 2023, por exemplo, a FDA recebeu relatos de que alguns manipuladores estavam usando formas de sal do medicamento para diabetes e perda de peso semaglutida, como semaglutida sódica e acetato de semaglutida. Mas esses ingredientes não são aprovados pela FDA, e não há evidências de que sejam seguros ou eficazes.

A Dosagem

Há de se ter a preocupação com a dosagem que pode ser menos confiável com medicamentos compostos. Os produtos injetáveis de semagludita aprovados pela FDA , por exemplo, estão disponíveis apenas em canetas pré-cheias, então é mais difícil para os profissionais de saúde ou os próprios pacientes cometerem erros. Mas as farmácias de manipulação podem carregar as canetas com medicamentos elas mesmas, ou esperar que os pacientes o façam. A FDA recebeu relatos de profissionais de saúde calculando uma dose incorreta, ou pacientes dando a si mesmos uma dose incorreta. Isso pode levar a efeitos colaterais potencialmente sérios, como náusea, vômito, dor de cabeça ou pancreatite aguda. Algumas pessoas até precisaram ser hospitalizadas.

“A farmácia de manipulação pode não dar instruções adequadas aos pacientes. Há relatos de pacientes que erroneamente deram a si mesmos 20 vezes a dose apropriada”, diz o Dr. Shmerling.

há um risco de contaminação de medicamentos. Foi o que aconteceu em 2012, nos EUA quando pacientes desenvolveram meningite fúngica após receber injeções espinhais contaminadas de um produto composto. Quase 800 pessoas ficaram doentes e 64 morreram.

Por todas essas razões, diz o Dr. Shmerling, é melhor usar uma farmácia de manipulação somente quando realmente necessário — ou seja, quando você precisa de um medicamento que não está disponível comercialmente em uma farmácia comum.

publicidade / clique na imagem, saiba mais!

É possível saber se medicamentos manipulados são seguros e potentes?

Nem sempre. “Há muito cuidado do comprador quando se trata de farmácias de manipulação”, diz o Dr. Shmerling. Ao contrário dos medicamentos que você compra em uma farmácia local, os medicamentos de manipulação não são aprovados pelo FDA. Isso significa que não há uma maneira fácil de saber com certeza o quão seguros e eficazes eles são.

No entanto, você tem alguma proteção. Todas as farmácias de manipulação devem ser licenciadas e regulamentadas pelo conselho de farmácias do seu estado. E a Drug Enforcement Administration (DEA) supervisiona quaisquer substâncias controladas, como hidrocodona e anfetaminas, que são colocadas em medicamentos manipulados.

Farmácias de manipulação também devem seguir as regras estabelecidas pela a ANVISA  para a manipulação de medicamentos.

Identificando uma farmácia de manipulação legítima

Pode ser complicado identificar uma farmácia de manipulação legítima, diz o Dr. Shmerling. Seu médico pode já usar uma farmácia de manipulação com outros pacientes e pode indicar uma que ele saiba que é confiável. Mas outras vezes, ele pode não saber.

 Ao avaliar uma farmácia de manipulação, aqui estão algumas perguntas a serem feitas:

  • Qual é o treinamento dos seus farmacêuticos? (O ideal é que você queira uma farmácia onde os farmacêuticos sejam farmacêuticos de manipulação estéril certificados.)
  • Um laboratório terceirizado testa seus medicamentos manipulados?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão responsável pela fiscalização das farmácias de manipulação no Brasil. A Anvisa conta com o apoio das Vigilâncias Sanitárias de estados e municípios para realizar as fiscalizações

Você também deve ter cuidado ao comprar medicamentos compostos on-line, seja por meio de uma farmacia on-line  ou de uma plataforma de telessaúde. Isso se tornou uma opção particularmente popular para medicamentos para perda de peso. 

Ao comprar medicamentos on-line, você pode não saber se o medicamento foi produzido por um fabricante de medicamentos cujos medicamentos atendem aos padrões de qualidade apropriados ou se o fabricante de medicamentos é devidamente licenciado e regulamentado.

Exit mobile version