Sábado, Novembro 23

Números mostram mudança no cenário dos negócios e empresária fala sobre o desafio de empreender antes dos 30 anosAquele estereótipo de empresários homens sempre de cabelos brancos e com idade mais avançada está ficando no passado.

No Brasil, os jovens estão cada vez mais engajados no universo dos negócios. Segundo os dados do Sebrae de 2023, cerca de 50% dos novos empreendedores brasileiros têm menos de 34 anos, com uma parcela significativa deles iniciando seus empreendimentos antes dos 30 anos. Esse movimento é impulsionado pela busca por independência financeira e pelo desejo de trabalhar em algo que esteja alinhado com seus interesses e habilidades.

publicidade

É o caso da professora de inglês Letícia Santos, que abriu neste ano a English Talks, a sua própria escola de inglês. “Percebi no mercado uma grande quantidade de alunos frustrados com experiências anteriores e vi uma possibilidade de ofertar um serviço capaz de suprir essa necessidade”, disse a jovem empreendedora de 28 anos, que está em seu segundo empreendimento online, o primeiro em sociedade e no novo desafio em carreira solo.

Outra pesquisa recente que reforça esta tendência é do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em parceria com o Sebrae, que revelou que, em 2022, a Taxa de Empreendedorismo Total (TTE) entre jovens de 18 a 34 anos foi de 23,9%, um número expressivo que demonstra o crescente interesse dessa faixa etária pelo empreendedorismo. Além disso, a pesquisa apontou que muitos desses jovens empreendedores têm educação formal, com 63,5% deles possuindo ao menos o ensino médio completo.

PUBLICIDADE / CLIQUE NA IMAGEM, SAIBA MAIS!

Outro dado relevante é que as mulheres representam 48% dos novos empreendedores nessa faixa etária, reforçando a participação significativa das mulheres no cenário de negócios brasileiro. No entanto, apesar do crescimento, os desafios ainda são grandes.

Para Letícia não é diferente. Ela divide seu tempo como professora, empreendedora e mãe da pequena Amora. “O maior desafio é unir a responsabilidade de liderar um negócio com a maternidade, É um exercício diário de reinvenção, para conseguir equilibrar minha vida pessoal com a profissional”, explica.

Exit mobile version