Sexta-feira, Novembro 8

Essa é uma pergunta que chega constantemente à nossa redação, que vem de vários segmentos sociais de Macaé e da região, haja vista o grande impacto econômico que o projeto traz para os municípios e também para o estado do Rio de Janeiro.

Buscamos informações que pudessem responder aos nossos leitores com fontes fidedignas, que elencaremos aqui sobre o assunto, trazendo melhor entendimento sobre a cronologia desse investimento orçado em cerca de 2 bilhões de reais na construção, cujo empreendimento deve gerar em obras de infraestrutura milhares de empregos diretos e indiretos.

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A CRONOLOGIA E OS FATOS

  1. Hoje o TEPOR não depende de mais nenhuma licença, autorização ou qualquer outra espécie de garantia documental ou legal para a implementação do Porto ou seja o início efetivo das obras.
  2. Neste momento os investidores estão no timimg of when to invest (momento de quando investir), processo natural por se tratar de uma obra que tem várias interfaces do mercado para seu start.
  3. O grupo Vale Azul – GVA, responsável pelo projeto tem um termo de compromisso com a ENEVA, uma das maiores operadoras integradas de energia e de exploração de gás natural, hoje detentora da mais extensa área sob concessão exploratória onshore no Brasil, portanto a sociedade está sob o comando de empresas consolidadas no mercado nacional, tendo experiência e capital para investimentos e operação deste porte.
  4. Ocorre que um investimento na construção neste tipo de obra, não é como fazer um edifício, casa, que você pega o projeto e executa mais rapidamente para morar, vender ou alugar, se configurando em um estoque para o mercado. Para criação da demanda portuária de Macaé devemos levar em conta os leilões já realizados das novas áreas de exploração e produção de poços que após cumpridas as etapas que levam em torno de 8 a 10 anos para que sejam iniciadas sua produção, isso vai coincidir com a construção do Porto.  
  5. Quanto tempo vai demora para a construção do TEPOR? A construção conforme projeto aprovado pode ser concluída em 18 meses e para seu início é preciso que saibamos que todos os leilões vencidos para produção de óleo deverão estar iniciando sua produção a partir de 2028, portanto concluímos que o início da construção do Porto de Macaé deverá ser em 25/27, pois já teremos obras em 25, período que marcará as atividades de exportação, que utilizarão o Terminal.
  6. É importante frisar que esse processo até a produção dos novos contratos de concessão já estão gerando milhares de empregos em Macaé e região, ativando o aumento de vendas no comercio e movimentando a indústria, não é por acaso que a prefeitura de Macaé vem investindo em obras de infraestrutura como a duplicação da ponte Ivam Mundim que ligará com mais logística o centro via rodovia estadual Amaral Peixoto a área do Porto, ainda o recente investimento privado da construção de um grande shopping em Rio das Ostras inaugurado recentemente, tudo caminha no surgimento da indústria do Gás, que com o porto vai viabilizar ainda mais novos investimentos periféricos, a atividade petroquímica, como por exemplo, até a instalação de fabricas de cosméticos e fertilizantes.  
  7. Raio X atual do investimento no Porto de Macaé:   A ENEVA comprou recentemente o Porto de Sergipe, a Termelétrica Sergipe e a Interligação do Porto de Sergipe com a Rede Nacional de Gás e teve um aumento de capital promovido pelo acionista André Esteves da ordem de 4,7 bilhões de reais e mais um aporte do Banco Bradesco de 2,7 bilhões de reais em troca de recebíveis futuros , portanto fica claro que a força de capital da ENEVA garante novos investimentos como o Porto de Macaé, cereja do bolo que consagra o município fluminense como player para atração de novos negócios.
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