sábado, janeiro 18

Na última quarta feita (25/06), o Hotel Atlântico Búzios foi palco de um importante evento promovido pelo movimento ‘Faça Parte da Mudança Por Búzios’, liderado pelo arquiteto e urbanista Octavio Raja Gabaglia. O encontro reuniu cerca de 50 pessoas de diversos setores e camadas da sociedade civil do município, além de visitantes de outros municípios interessados em expandir o movimento.

O urbanista abriu o evento destacando a importância de um olhar otimista para o futuro de Búzios, considerando a cidade um modelo a ser seguido. Ele ressaltou a necessidade de ações conjuntas e orgânicas, movidas pelo esforço coletivo, e introduziu o conceito de “ilhas de excelência” como áreas de alto desempenho que podem servir de inspiração para outras iniciativas.

Os participantes foram divididos em mesas temáticas para discutir e propor ações em cinco áreas principais: Mobilidade Urbana, Descaracterização da Cidade, Segurança, Saneamento e Turismo. Cada grupo apresentou propostas concretas para enfrentar os desafios identificados, com destaque para a reforma do Plano Diretor de Búzios, a reformulação do transporte público, a facilitação da aprovação de projetos legais, a melhoria do sistema de monitoramento de segurança, a descentralização do tratamento de esgoto e a necessidade de um planejamento turístico municipal abrangente.

Ouvida por nossa reportagem a respeito da matéria, a moradora Maria do Carmo dos Santos da Rasa, disse: “” Nosso pais esta repleto de taxas e impostos que sufocam o contribuinte, o IPTU de Buzios é bem caro, alem do recebimento de royaties do petroleo ter subido muito nos ultimos anos, o que precisamos é que as leis sejam cumpridas e fiscalizadas, será que os urbanstas estão vendo as dezenas de loteamentos clandestinos que já formam um cinturão de favelização em nosso municipio, imperando um vale tudo.?

Um ponto de consenso entre os presentes foi a importância da implementação da Taxa de Proteção Ambiental (TPA), vista como essencial para financiar a preservação ambiental e a manutenção das infraestruturas locais, garantindo a sustentabilidade de Búzios.

PUBLICIDADE

“Nosso objetivo é integrar a comunidade em um projeto de desenvolvimento urbano sustentável, garantindo que Búzios cresça de forma ordenada e respeitosa com o meio ambiente. A participação ativa de todos é fundamental para o sucesso desta iniciativa,” afirmou Octavio Raja Gabaglia.

O evento concluiu com a reafirmação de que o movimento Faça Parte da Mudança Por Búzios é apartidário e visa ações concretas e colaborativas para o desenvolvimento sustentável da cidade. A síntese do evento será publicada em jornal local e canais digitais, abrindo caminho para a continuidade das atividades do movimento e discussão segue em grupo no WhatsApp que pode ser acessado pelo link   ttps://chat.whatsapp.com/IOHscVcqPCpIfD72xwSL9O

 LINK com o documento:   ttps://chat.whatsapp.com/IOHscVcqPCpIfD72xwSL9O

Exit mobile version