Sexta-feira, Novembro 8


A Prefeitura de Macaé está entregando nas escolas da rede pública municipal os novos equipamentos para a educação: são conjuntos escolares com cerca de 10 mil carteiras e mesas, mesas de refeitório e 110 geladeiras de 470 litros, sendo uma para cada unidade escolar, micro-ondas e bebedouros.

– Esse investimento faz parte do Programa Municipal de Melhoria na Infraestrutura e Funcionamento das Escolas da Rede Municipal, que abrange um conjunto de ações para beneficiar os alunos, professores e toda a comunidade escolar – esmiuçou o Secretário de Educação, Robério Fernandes.

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O secretário ressaltou que está em andamento o plano de expansão da rede física, com a construção de sete novas unidades escolares. Segundo ele, o investimento também inclui a melhoria na manutenção das escolas, com equipes diariamente realizando reparos e cuidados necessários.

– Estamos concluindo a aquisição de equipamentos básicos de computadores para trabalhos administrativos e para as escolas – disse. Outra conquista da Secretaria de Educação foi a construção de módulos educacionais para sala de leitura e robótica.

A tecnologia também está presente no programa, com a introdução de lousas digitais e mesas interativas para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. “Todas essas ações são fundamentais para garantir um ambiente escolar adequado e propício ao desenvolvimento dos alunos”, classificou o secretário.

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De acordo com Robério Fernandes, esses investimentos têm como objetivo promover uma educação de qualidade e proporcionar o desenvolvimento dos alunos e a melhoria da educação como um todo. O secretário também citou o aumento do repasse feito pelo Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE diretamente para as escolas. “Neste programa, que teve um aumento de R$ 1 milhão para R$ 8 milhões, o conselho escolar de cada unidade pode fazer investimentos em melhorias na parte pedagógica, de insumos e materiais”, explicou.

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O PDDE possui caráter suplementar e consiste na destinação anual de recursos financeiros repassados às entidades participantes, cujas finalidades consistem em contribuir para o provimento das necessidades prioritárias dos estabelecimentos educacionais beneficiários que concorram para a garantia de seu funcionamento; a promoção de melhorias em sua infraestrutura física e pedagógica; e o incentivo da autogestão escolar e do exercício da cidadania, com a participação da comunidade no controle social.

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