Sexta-feira, Novembro 8

Pele saudável e marketing brilhante às vezes colidem.

Artigo escrito por Claire McCarthy, MD editora sênior do corpo docente, Harvard Health Publishing

As redes sociais e as lojas estão repletas de produtos que prometem uma pele perfeita. Cada vez mais, esses produtos são comercializados não apenas para adultos, mas também para adolescentes e pré-adolescentes. Muitos são benignos, mas alguns podem causar irritação na pele – e podem ser caros. E mesmo que esses produtos sejam benignos, será que comprá-los apoia noções prejudiciais sobre aparência e beleza?

Vale a pena olhar para isso de uma perspectiva médica. Alerta de spoiler: em sua maioria, adolescentes e pré-adolescentes não precisam de produtos especializados para a pele, especialmente os caros. Mas vamos conversar sobre quando eles podem fazer sentido.

PUBLICIDADE / CLIQUE NA IMAGEM, SAIBA MAIS!

Quando um produto especializado para a pele pode ajudar pré-adolescentes e adolescentes?

Então, quando seu filho deve comprar produtos especializados para a pele?

  • Quando o médico recomenda. Se o seu filho tiver um problema de pele que esteja sendo tratado por um médico, como eczema ou psoríase, produtos para a pele vendidos sem receita médica podem ajudar. Por exemplo, no caso do eczema, geralmente recomendamos produtos de limpeza e hidratantes sem fragrância. Sempre pergunte ao seu médico quais marcas escolher e peça conselhos sobre a melhor forma de usá-las.
  • Se tiverem pele seca e/ou sensível. Novamente, produtos de limpeza sem fragrância são uma boa ideia (procure aqueles recomendados para pessoas com eczema). O mesmo ocorre com os hidratantes sem fragrância e não irritantes (procure cremes e pomadas em vez de loções, pois serão mais eficazes para a pele seca). Se você tiver dúvidas ou se os produtos que você está comprando não estiverem ajudando, consulte seu médico.

E quanto aos produtos de pele para acne?

É muito raro passar pela adolescência sem espinha. Muitos adolescentes não se incomodam com elas, mas se seu filho se incomoda com as espinhas ou tem muitas delas, pode ser útil comprar alguns produtos para acne na farmácia local.

OUTDOOR VIRTUAL / CLIQUE NA IMAGEM, SAIBA MAIS!
  • Os produtos de limpeza suaves tendem a ser melhores do que os produtos de limpeza que contêm álcool. Você pode querer verificar produtos de limpeza destinados a pele seca ou eczema.
  • Os tratamentos de venda livre para acne geralmente contêm peróxido de benzoíla, ácido salicílico, ácido azelaico ou alfa-hidroxiácidos. Adapalene pode ser útil para espinhas mais teimosas.
  • Evite adstringentes ou esfoliantes, que tendem a irritar a pele.
  • Converse com seu médico sobre o que faz mais sentido para seu filho – e definitivamente converse com ele se produtos vendidos sem receita não ajudarem. Existem muitos tratamentos para acne disponíveis mediante receita médica.

Faça perguntas e ajude a dissipar mitos

Se o seu filho adolescente ou adolescente não se enquadra em um desses grupos, é provável que ele não precise de nada além de água e sabão e um hidratante ocasional se a pele ficar seca.

PUBLICIDADE / CLIQUE NA IMAGEM, SAIBA MAIS

Se o seu filho tem pele normal e saudável, mas está pedindo ou comprando produtos especializados para a pele, pergunte por quê. Faça o seu melhor para dissipar os inevitáveis ​​​​mitos de marketing – assim, os produtos evitarão problemas que eles não têm. Deixe-os saber que, caso surja algum problema, você trabalhará com eles – com o conselho do médico – para encontrar e comprar os melhores produtos.

Use isso também como uma oportunidade para falar sobre a autoimagem e como ela pode ser influenciada por fatores externos. Esta é uma conversa importante, quer seu filho esteja ou não ansioso pelo último limpador que vê no Instagram. Ajudar seu filho a ver sua própria beleza e pontos fortes é uma parte fundamental da criação dos filhos, especialmente para uma geração criada nas redes sociais.

Exit mobile version