Quinta-feira, Novembro 21

Macaé dá um “Salto” e terá a primeira Casa do Servidor do Estado do Rio de Janeiro.

A referência para a implantação de um projeto que atenda diretamente as mais diversas necessidades de servidores públicos veio do município de Salto em São Paulo, que é hoje uma referência em serviços para os seus servidores, que oferece atendimentos que visam garantir a qualidade funcional e de vida desta importante categoria de trabalhadores.

A ideia distorcida de que servidores públicos são seres privilegiados não reflete a realidade do funcionalismo brasileiro, sobre os mais diversos aspectos e comparativos, inclusive no tocante a benefícios oferecidos na iniciativa privada, a pandemia mostrou ao pais a participação heroica dos servidores, quer na área da saúde, educação, ação social e serviços públicos.

Coube a cidade de Salto jogar uma luz no fim do túnel para dar esperança de apoio aos servidores, que levou o prefeito do município de Macaé Welberth Rezende a buscar a experiência exitosa e pioneira do município paulista, através  do seu Secretário Adjunto de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino, que afirma que será um espaço tanto para contribuir com os servidores e consequentemente quanto para a qualidade dos serviços prestados à população e também crucial para reconhecer que os servidores são indivíduos que também necessitam de cuidados.

 A Casa do Servidor de Macaé surge a partir do desejo da Administração Pública local de abordar atentamente as necessidades deste público, com o objetivo de acolher e cuidar dos servidores, a fim de buscar garantir melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho e em suas vidas pessoais.

O projeto começou a ser elaborado em agosto de 2023 pela Secretaria Adjunta de Recursos Humanos e foi oficialmente estabelecida neste mês, através do Decreto Municipal nº 001/2024.

A equipe responsável pela iniciativa conheceu três casas dos servidores dos municípios paulistas de Salto, Caçapava e Guarujá para aperfeiçoar a ideia. Na Casa do Servidor de Macaé, funcionará também o Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), que está sendo reestruturado de acordo com as alterações na Norma Regulamentadora Número 4 (NR-4) do Ministério do Trabalho, para maior segurança e qualidade de vida do trabalhador. Os mais de 16 mil servidores estatutários e contratados poderão buscar espontaneamente os serviços que estarão disponíveis no novo endereço.

 A Gestão de pessoas é também aproximar, acolher, oferecer conhecimento, reconhecer, cuidar e não hesitar em buscar em outros municípios medidas inovadoras como esta que darão um salto na gestão dos servidores macaenses.

Redação

Exit mobile version