sábado, janeiro 18

Em comparação com a semana de 2022 as vendas tiveram uma queda de 1,4%. No fim de semana, redução chegou a 10,7%. As compras natalinas do Natal de 2023, foi a menor dos últimos três anos, segundo o indicador de atividade do comercio Serasa Expediam.

O economista Luiz Rabi da Serasa disse a respeito: “Com a inadimplência atingindo números recordes neste ano, a prioridade dos consumidores foi a reestruturação financeira ao optarem por utilizar o 13° salário para o pagamento e renegociação de dívidas, deixando as compras e presentes de Natal em segundo plano.

Outro dado divulgado é que entre os dias, entre os dias 22 a 24, a queda foi ainda mais acentuada, chegando a 10,7% em relação ao mesmo período do ano anterior (16 a 18 de dezembro de 2022).

Os especialistas avaliam que o fato do dia 24 ter caído num domingo, pode ter influenciado na queda.

Na contramão: cidade do interior Fluminense tem números com grande aumento de vendas

O Centro da cidade de Macaé com recentes obras de revitalização recebe diáriamente consumidores vindos de bairros e de outros munícipio da região, atraidos pelo grande numero de lojas.

O Portal Economia & Negócios foi buscar um recorte de cidade do interior fluminense, mais precisamente Macaé conhecida como a Capital Nacional do Petróleo e Gás e ouviu o presidente da Associação Comercial e industrial local, Frederico Barreto sobre o comportamento do consumo, no mesmo período do Natal no importante município cuja a força econômica é reconhecida nacionalmente.

“O comércio de Macaé segue aquecido com as vendas de Final de Ano, com uma expectativa de aumento de até 5% em comparação ao ano passado. Isso se deve a projeção de crescimento de geração de empregos e mão de obra local contratada pelas empresas que atendem ao mercado offshore e segmentos como a construção civil e o próprio comércio. Iniciativas importantes do governo municipal, como a Moeda Social Macaíba, também contribui com a visão atual otimista do nosso setor”

PUBLICIDADE
Exit mobile version