sábado , 31 julho 2021
Home / Empresas & Negócios / Um brinde à sustentabilidade: Masterpiece, a cervejaria mais sustentável do mundo, celebra expansão

Um brinde à sustentabilidade: Masterpiece, a cervejaria mais sustentável do mundo, celebra expansão

Pioneira na área sustentável no setor cervejeiro

Apesar de ser um tema em ascensão, a sustentabilidade ainda não é (infelizmente) a realidade de muitas empresas Brasil afora. Mas se depender da engajada (e novata!) Cervejaria Masterpiece, esse é um quadro prestes a mudar.

A marca, pioneira na área da sustentabilidade no setor de cervejas artesanais do Brasil, nasceu em Niterói e foi toda planejada para diminuir o impacto ambiental, com o máximo de eficiência. O projeto ganhou 84 painéis solares, totalizando 30 mil watts de potência, capazes de atender toda a demanda da fábrica e do Bar da Fábrica. Isso também permite que a área destinada à fabricação das cervejas utilize apenas energia elétrica, sem qualquer emissão de CO². A captação da chuva também foi incluída no projeto, que conta com 100% desta água para utilização nos processos de limpeza. Como sustentabilidade é um conceito amplo, os bagaços de malte, utilizados na produção das cervejas, também são reaproveitados na confecção de brownies e biscoitos, além de servirem alimento para animais de uma fazenda próxima.

Em parceria com a Ball Corporation, líder global na produção de latas de alumínio para bebidas, e que lidera no Brasil o movimento #VADELATA, foi possível adotar o uso da lata no envase das cervejas que não estiverem em barris, gerando um melhor aproveitamento de espaço no armazenamento e garantindo a opção pela embalagem mais amiga do meio ambiente: a latinha, que é 100% reciclável

A empresa conquistou recentemente o Certificado Empresa B – que reconhece boas práticas e políticas, e o compromisso de aspirar a altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade. Isso contribui para uma tendência global de empresas que medem e gerenciam impactos sociais e ambientais com o mesmo rigor que o fazem com impactos financeiros, o que leva a uma das prioridades da empresa: estimular a equidade. Metade de sua equipe é feminina, número difícil de ser encontrado no mercado cervejeiro. Inclusive, no time feminino tem liderança: a cervejeira é a Ingrid Matos, responsável pelo desenvolvimento das receitas elaboradas na Masterpiece.

Outra grande conquista obtida foi a Certificação Kosher, documento emitido para atestar que o processo industrial da empresa obedece as normas específicas da dieta judaica ortodoxa.

A Masterpiece também tem planos de lançar, até o fim do ano, sua primeira cerveja zero álcool. As embalagens também contam com um diferencial artístico e cultural:

– “A estratégia foi sempre ligar o estilo da cerveja a ser lançada com uma obra-prima em formato gráfico, ou seja, um quadro famoso e histórico. E o resultado foi bem surpreendente. Por exemplo, no caso da nossa cerveja American Oktoberfest, escolhemos um quadro do Rei Ludwig I da Baviera, porque ele foi o criador da Oktoberfest de Munique, em comemoração ao seu casamento” – conta André Valle, CEO da Masterpiece.

A grande notícia fica por conta da mais recente novidade da marca: a Masterpiece, que até agora já investiu cerca de R$ 4 milhões na operação, acaba de anunciar a união com a Cervejaria Mafia, também referência no mercado cervejeiro em Niterói. As empresas se fundiram num verdadeiro projeto de sinergia. Com isso, a produção subirá de 30 mil para 100 mil litros/mês até o final de 2021, e 200 mil litros/mês até o fim de 2022. Todas as boas práticas já seguidas pela empresa também serão desenvolvidas pela Mafia, ao longo do processo, mantendo suas receitas originais, porém com lançamento de novas versões somente em latas, seguindo a linha sustentável. Para otimizar os negócios, foi criado um centro de serviços compartilhados: produção, vendas, compras, logísticas, eventos, entre outros.

A rede segue em ritmo acelerado de expansão dos bares licenciados (serão inaugurados cerca de 30 bares ainda em 2021), no eixo RJ- SP, todos já negociados e alguns prestes a inaugurar – 16 deles até o fim de julho. Nos planos para o próximo ano, a abertura da primeira fábrica em SP, um Brewpub – um bar que fabrica sua própria cerveja.

Bar da Fábrica – Masterpiece

Rua Ary Gomes da Silva 43, Cafubá, Niterói.

Funcionamento: quinta a sábado, das 18h à 0h.

Reservas podem ser feitas pelo cervejariamasterpiece.com.br/reservas ou pelo whatsapp (21 99521-2791).

Delivery: através do link delivery.cervejariamasterpiece.com.br.

Veja Também

Rede Madero inaugura restaurante em container em São Paulo

É grande a expectava do público para conhecer o novo Madero Container, que acaba de ...

Deixe uma resposta