domingo , 31 maio 2020
Home / Finanças / Rio das Ostras perde 87% do repasse da Participação Especial dos Royalties

Rio das Ostras perde 87% do repasse da Participação Especial dos Royalties

Com a pandemia mundial do coronavírus e a brusca queda do preço do barril de petróleo, os repasses de royalties estão sendo cada vez menores para o Estado do Rio de Janeiro e municípios produtores. Em Rio das Ostras, por exemplo, a perda chegou a 87% do repasse da Participação Especial neste mês de maio, comparado ao mesmo período de 2019. Esse ano o valor foi de R$ 528.756,95 enquanto em maio do ano passado foi de mais de R$ 4 milhões.

Com essa redução, os investimentos em todas áreas de atuação ficam comprometidos. O Município já promoveu o contingenciamento de 50% dos recursos dos royalties esse ano como forma de reavaliação da previsão orçamentária para 2020.

publicidade

Como a queda do valor foi maior do que o previsto no contingenciamento, a Administração Municipal vai agora estudar formas de melhorar a recuperação da arrecadação própria e reduzir as despesas. Uma das medidas já iniciadas foi uma renegociação com as empresas prestadoras de serviços para redução no valor dos contratos.

A Comissão de Acompanhamento de Execução Orçamentária do município continua fazendo uma análise criteriosa para definir alterações nos orçamentos de cada Secretaria de Governo. A princípio, áreas essenciais como Saúde e Educação serão mais preservadas.

Com relação ao contingenciamento, o município reavalia à medida que as contas públicas voltem a ficar equilibradas, a ponto da Lei Orçamentária para o exercício financeiro for restabelecida.

Na Bacia de Campos Macaé foi o único município que perdeu muito pouco do repasse de Participação Especial com uma redução de 16,9%

Veja Também

Governo anuncia mais um saque do FGTS ainda em 2020

Segundo a Caixa os empregados vão ter direito ao saque do saldo do benefício mesmo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *