sábado , 20 julho 2019
Home / Macaé & Região / Rio das Ostras busca integração sobre indústria criativa para a universidade

Rio das Ostras busca integração sobre indústria criativa para a universidade

 

Com a participação dos moradores, Município prepara projeto para conquistar selo internacional da Unesco

Uma nova etapa da elaboração do projeto para candidatura de Rio das Ostras à Rede de Cidades Criativas da Unesco será realizada na próxima semana. As rodas de conversa dessa vez acontecem no campus universitário da UFF na terça-feira, dia 7, em dois diferentes horários: 15h e 19h.

Aberto a estudantes, professores e comunidade, o evento vai refletir sobre diferentes temas relacionados à indústria criativa da música, campo escolhido pelo Município para concorrer ao selo internacional.

A equipe da Fundação de Cultura do Município, que está conduzindo o processo com a colaboração de uma consultora técnica da Unesco / Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania, decidiu ir até os representantes de diferentes segmentos para dar continuidade à construção do projeto.

Depois da UFF, o próximo local que vai sediar as rodas de conversa é o Centro de Formação Artística, que oferece cursos técnicos e livres de música, dança e teatro, em data a ser definida.

“Em todo esse processo, o mais importante é a participação da população do Município. São os nossos músicos, produtores culturais, representantes de associações, estudantes e todos os cidadãos interessados no tema que podem nos ajudar a diagnosticar o que já é realizado e a traçar projetos para fortalecer nossa candidatura”, explica Cristiane Régis, presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

Durante as rodas de conversa, que seguem a metodologia do “world café”, os participantes circulam por diferentes grupos temáticos colaborativos, apresentando ideias e conhecimentos. Ao final, os relatores das mesas temáticas compartilham as reflexões elaboradas.

Na avaliação da equipe da Fundação de Cultura, o primeiro encontro, realizado na Biblioteca Pública no dia 30 de abril, foi muito positivo. Havia grande diversidade entre os participantes, o que garantiu obter diferentes perspectivas sobre a indústria criativa da música. Todas as informações e dados recolhidos vão contribuir com a elaboração do dossiê que será enviado para a Unesco.

CANDIDATURA – A caminhada de Rio das Ostras para concorrer ao Selo internacional começou com a participação e a seleção do Município no Edital do extinto Ministério da Cultura que ofereceu apoio técnico à candidatura. As inscrições para integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco podem ser feitas até 30 de junho.

Atualmente, 180 cidades de 72 países fazem parte dessa rede internacional, sendo oito delas do Brasil: Belém (PA), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ), no campo da Gastronomia; Brasília (DF) e Curitiba (PR), no Design; João Pessoa (PB), em Artesanato e Artes Folclóricas; Salvador (BA), na Música; e Santos (SP), no Cinema.

Veja Também

Vem aí a Disney Cup com a maior escola de Futebol de Macaé

O “Disney International Cup” é um torneio realizado pela Disney Enterprises em parceria com a ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *