segunda-feira , 16 setembro 2019
Home / Cursos & Eventos / Restaurante Donna Jô, no Porto da Barra em Búzios terá jantar com iguarias amazônicas

Restaurante Donna Jô, no Porto da Barra em Búzios terá jantar com iguarias amazônicas

Nesta sexta-feira (12), às 20h, acontecerá o Jantar Raízes Brasileiras no restaurante Donna Jô, dentro da programação do Festival Gastronômico de Búzios que vem movimentando o balneário durante a baixa temporada. O restaurante Dona Jô fica dentro do polo gastronômico Porto da Barra, no bairro Manguinhos.

O chef paraense Sandro Mota já chegou e promete proporcionar aos visitantes uma gastronomia apreciadíssima e recheada de iguarias da melhor qualidade. Ele trouxe algumas iguarias que prometem aprimorar a experiência gastronômica de quem provar dos pratos que serão servidos durante a noite. Itens como cará-roxo.

O cará-roxo tem origem amazônica e é uma tuberosa muito apreciada pela população local, sendo mais comumente identificado por esse nome em função da variedade de cor roxa ser a mais difundida e encontrada na região. Porém, além do cará-roxo, há também outras variedades, caracterizadas pela coloração branca e amarela. Seu uso ainda é muito limitado, sendo consumido mais cozido, mesmo tendo potencial para o preparo de receitas de sabor peculiar e aspecto físico belíssimo.

De acordo com o chefe, o cará-roxo será servido com lombinho de filhote e crocância de castanha do Pará que já foi trazida torrada e triturada. Outro ingrediente será a chicória, muito comum em pratos amazônicos, também o coentro e alfavaca.

Outra iguaria que será servida é o mini camarão, mais conhecido na região amazônica como aviú.  Ele aparece na região na cheia do tapajós entre fevereiro e junho. Também terá o piracuí, que é uma farinha de peixe seca que é utilizada na preparação de bolinhos e farofas.

O chefe Sandro também apresentou um uma cuia na qual será servido um chá amazônico, o tacacá, o chá das cinco. Os ingredientes são goma, tucupí, camarão seco, pimenta e jambú.

O flyer, com os 5 passos, que serão harmonizados com cervejas Eisenbah. O jantar é a seis mãos – além do Sandro, Marcones Deus (baiano radicado no Rio e chef do Grupo Pax) e Joana Galo também assinam o menu.

O evento começou na última sexta-feira (5) e vai até domingo (14), a expectativa é de 25 mil turistas por dia. O Festival está sendo realizado no bairro Centro – Rua das Pedras, Orla Bardot e Rua Manoel Turíbio de Farias, e no bairro Manguinhos – Porto da Barra, além da Praça dos Ossos e da Lagoa dos Ossos.

O Festival Gastronômico poderá ser desfrutado por todos os públicos com horários flexíveis. Enquanto no Centro e no Porto da Barra as degustações acontecem ás sextas e sábados, das 18h à meia-noite; nos Ossos, será realizado aos sábados e domingos, das 16h às 22h.

Publicidade

Veja Também

Laboratório de Matemática Inclusiva será inaugurado na terça em Macaé

Durante cinco dias, de segunda-feira (9) a sexta-feira (13), alunos, professores e convidados participam da ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *