domingo , 29 novembro 2020
Home / Carreira / O novo normal na gestão condominial: Tecnologia e transparência serão fundamentais

O novo normal na gestão condominial: Tecnologia e transparência serão fundamentais

Especialmente nos Condomínios, foi a primeira vez que todos os habitantes desses espaços passaram a realmente co-habitar, e na maioria dos casos com as áreas comuns acertadamente interditadas pelos síndicos e em alguns estados pelas autoridades sanitárias locais, evitando a disseminação do Coronavírus.

Tal fato, porém trouxe à luz outros fatores, aumentaram os casos de reclamações entre vizinhos, barulho, acesso de entregadores de aplicativos, acesso de corretores, questões relativas a aplicativos de hospedagem, questões de limpeza e desinfecção foram revistas, gestão do lixo se tornou importante, sugestão de portarias remotas, readequação do plano de manutenções, questões de obras e reformas nas unidades e mudanças precisaram ser reavaliadas, enfim uma série de fatores que anteriormente eram pontuais aumentou de tamanho, exigindo esforço maior por parte de Síndicos e Conselheiros.

Todos esses fatores acima, atrelados a uma questão muito importante, senão a mais importante, o aumento significativo da inadimplência decorrente da crise econômica que já chegou, e não dá sinais da `descoberta`de uma vacina próxima em curto prazo.

O Condomínio que ainda não se deu conta da necessidade de transparência na Gestão, utilização de ferramentas de tecnologia e controle tende a colapsar suas contas.

Principalmente os Condomínios de médio e grande porte, com estruturas de áreas comuns requerem uma série de manutenções e serviços e consequentemente tudo isso tem um custo.

Breve você vai conhecer a Support Imobiliário. Aguarde o lançamento.

A elaboração de orçamentos cada vez mais fidedignos e a transparência ao Condômino se tornarão ainda mais essenciais nesse “novo normal”.

Muitos Condomínios não sentirão tão fortemente essas mudanças, vez que já fazem a sua Gestão de forma profissional, onde Síndicos e Conselheiros atuam buscando essa transparência, com Administradoras que disponibilizam além do Resumo de Fluxo de Caixa, toda a documentação do Condomínio em formato digital e com a Auditoria Preventiva mensal de sua prestação de contas, dirimindo sobremaneira os riscos e norteando o Conselho Fiscal na tomada de decisões.

Disponibilizando também os Relatórios mensais aos condôminos de forma a incentivá-los à participação na vida condominial.

A tecnologia também aproxima pessoas nesse cenário, aonde, além de reuniões de Conselho, por exemplo, já se faz assembleia virtual para votações e tomadas de decisões.

Sergio Paulo, Sócio Responsável Técnico da Indep Auditores destaca que os Condomínios, cujas Administradoras disponibilizam digitalmente as pastas de prestações de contas ou cria o acesso para a Auditoria em seu sistema, propiciam que o trabalho de análise e verificação de todos os documentos seja executado sem a necessidade de presença física, utilizando-se de ferramentas de tecnologia que permitem a checagem das notas fiscais eletrônicas, por exemplo, constantes na documentação, conseguindo assim atender em todo o Brasil.

Enfatiza ainda, que ferramentas de controle, transparência e redução de custos serão imprescindíveis no “novo normal da vida condominial”.

O seu condomínio está no passado ou preparado para o novo normal?

Por Gleidson Ribeiro  – INDEP Auditores /

 https://indep.com.br/

Veja Também

Prefeitura de São Paulo assina protocolo para reabertura de cinemas e teatros 

O prefeito de São Paulo  assinou hoje (24) protocolos setoriais que vão permitir a reabertura de cinemas, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *