quarta-feira , 20 março 2019
Home / Notícias / Manter as praias próprias para o banho pode atrair mais divisas para municípios turísticos

Manter as praias próprias para o banho pode atrair mais divisas para municípios turísticos

 

A boa qualidade das praias tem contribuído para aumentar o número de turistas a cidades que tem o mar como uma de suas atrações, quer seja para o banho ou para a pratica de esportes náuticos, com impactos econômicos positivos diretos nesses municípios.

O Inea tem realizado de forma sistemática avaliações nas praias do estado, o órgão é gestor dos Recursos Hídricos, responsável por implementar a Política Estadual de Recursos Hídricos. Tem a função de colocar em prática os instrumentos de gestão, coordenar de forma integrada os conflitos relacionados com os recursos hídricos e garantir a segurança hídrica para a população fluminense.

As ações desenvolvidas abrangem o planejamento, a regulação, o controle do uso dos corpos d’água, através do cadastro dos usuários e da cobrança pelo uso dos recursos hídricos, além do monitoramento hidrometeorológico e de qualidade das águas.

Praias, rios, lagoas, baías e reservatórios são monitorados sistematicamente para avaliar variações ou violações dos parâmetros de qualidade. As amostras são analisadas nos Laboratórios do Inea e os resultados da qualidade dos corpos d’água são divulgados à população através dos boletins e relatórios.

O monitoramento hidro meteorológico subsidia o Sistema de Alerta de Cheia do Inea e informa a população sobre a possibilidade de chuvas intensas e/ou inundações e transbordamentos (cheias).

Nesta semana de grande importância para o turismo no estado o município de Armação de Búzios recebeu uma boa notícia da qualidade de suas praias, com todas sendo aprovadas como próprias para o banho.

 

A turista Argentina Maria Gonzales, que é nutricionista em seu país ao ser questionada por nossa reportagem que estava em Búzios, quando tomou conhecimento pela redação do resultado da avaliação de fevereiro feito pelo Inea perguntou se ela sabia das condições de banho das praias brasileiras? Disse: ” Procuro me informar de tudo sobre os destinos das minhas viagens a passeio e naturalmente que eu uso o google para fazer minhas pesquisas e quando decidi vir para Búzios e não Florianópolis foi exatamente por essa questão, gosto muito de tomar banho de mar e com água poluída não dá.”

 

Veja Também

Começou nesta segunda-feira (18) o período para entrega da declaração da Relação Anual de Informações Sociais (Rais)

O preenchimento e envio desse documento é obrigatório para todos os estabelecimentos dos setores público ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *