sexta-feira , 16 abril 2021
Home / Macaé & Região / Rio das Ostras investe em Centro Oftalmológico Municipal

Rio das Ostras investe em Centro Oftalmológico Municipal

Unidade já funciona das 8h às 17h, em anexo ao Centro de Saúde da Extensão do Bosque

Mais uma evolução importante para a Saúde Pública, em Rio das Ostras. Na segunda, 1º de março, começaram os atendimentos no Centro Oftalmológico Municipal. A unidade está instalada na Extensão do Bosque, em anexo ao Centro de Saúde, e tem a capacidade para atender, inicialmente, 50 pacientes por dia. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h.

A unidade foi estruturada de forma a oferecer um serviço técnico de qualidade e humanizado à população. O Centro inclui atendimentos que não eram realizados na Rede Municipal de Saúde, reduzindo a necessidade de os moradores buscarem serviços na rede conveniada em tratamentos fora do Município.

Devido às restrições necessárias à prevenção da Covid-19, o evento de inauguração oficial foi transmitido, pela internet, por meio do Facebook da Prefeitura de Rio das Ostras.

Durante a cerimônia, o vice-prefeito, Dr. Luiz Ferraz, que representou o prefeito Marcelino Borba, falou que a inauguração do Centro Oftalmológico é um sonho realizado, uma conquista para Rio das Ostras. “É um marco para nossa cidade porque Rio das Ostras passa a ser um referencial. É um conforto para o paciente não precisar ir para outra cidade para fazer o tratamento”, afirmou Dr. Luiz, lembrando ainda que o Centro vai gerar economia aos cofres públicos, reduzindo a demanda por transporte de pacientes para tratamento oftalmológico.

A secretária Municipal de Saúde, Dra. Jane Blanco, lembrou que, embora o período seja de dificuldades na área de Saúde Pública, devido à pandemia, a inauguração do Centro é um momento de alegria. “A nossa referência em oftalmologia era Niterói agora vai ser Rio das Ostras, isso é muito bom!”, disse a secretária, lembrando que a unidade será muito importante, especialmente, para os idosos.

ATENDIMENTOS – Os pacientes serão encaminhados ao Centro Oftalmológico por meio das Unidades Básicas de Saúde, de Estratégia de Saúde da Família e do Centro de Saúde Rio das Ostras.

O Centro vai oferecer consultas oftalmológicas, além de tratamentos de retina, córnea, glaucoma, catarata e aplicação de injeção intravítrea. Os pacientes com cirurgias oftalmológicas eletivas marcadas no Hospital Municipal poderão fazer os atendimentos pré-operatórios no novo Centro.

EQUIPAMENTOS – A unidade foi preparada e equipada com Microscopia Especular de Córnea, que serve para avaliar o paciente no pré-operatório de catarata e se há doença na córnea; Paquímetros, que medem a espessura da córnea no caso de suspeita de glaucoma, edema de córnea e pré-operatório de cirurgias refrativas; Ecobiômetro, que mede o tamanho dos olhos, usado para calcular a lente intraocular; Retinógrafo, responsável por fazer o mapeamento dos olhos para diagnóstico de problemas oculares; Tomógrafo de Ocorrência(OCT), serve para capturar imagens do fundo de olho; Pam, que serve para verificar o potencial de melhoras da visão do paciente, entre outros aparelhos de ponta.

Veja Também

Macaé tem bom crescimento de empregos formais em fevereiro

O município de Macaé que outrora foi um grande gerador de empregos formais, busca sua ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *