domingo , 8 dezembro 2019
Home / Macaé & Região / Macaé: inscrições abertas para Fórum de Educação em Ciências

Macaé: inscrições abertas para Fórum de Educação em Ciências

Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé, campus da UFRJ, Macaé – Data 26/10/2017. Rio de Janeiro/Brasil

“Que contribuições a Educação em Ciências pode oferecer às estratégias de inovação social e tecnológica no interior do estado?” “Que atores, papéis e relações são importantes para o desenvolvimento dessas estratégias?” A essas e outras perguntas vão desenvolver respostas os membros do Fórum Norte-Fluminense de Educação em Ciências, que será realizado no dia 10 de dezembro, das 8h às 18h30, no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ), no Bairro São José do Barreto, atrás do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. As inscrições são gratuitas, sujeitas a aprovação e estão abertas até as 23h59 do dia 5 de dezembro neste link. Os participantes receberão certificado.

O Fórum será realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – campus Macaé), em parceria com a Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Educação, e visa contribuir para o reconhecimento histórico das demandas sociais atendidas pela universidade no interior do estado. É esperada a participação de professores do Nupem, da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental e Médio do município e região, bem como de estudantes de graduação e pós-graduação.

Publicidade

Haverá mesa redonda, às 10h30, sobre o tema “Perspectivas em Educação em Ciências no interior do estado como estratégia para inovação social e tecnológica”, com a participação da reitora da UFRJ, professora Denise Pires de Carvalho, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho; a professora do Instituto do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes) Isabel Martins; e o vice-diretor do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem), professor Francisco Esteves.

Às 9h haverá mostra de experiências exitosas em Educação em Ciências no ensino básico. O Fórum continuará na parte da tarde, das 13h30 às 18h30, com grupos de trabalho que apresentarão a “Construção de uma agenda estratégica de cooperação em ensino, pesquisa e extensão na Educação em Ciências para 2020”. A agenda será construída, de forma colaborativa, à luz das interações desenvolvidas ao longo do dia e das demandas apresentadas pelos participantes, à tarde.

Com o Fórum, a universidade e a Prefeitura de Macaé pretendem reunir e reconhecer as ações de Ensino de Ciências (EC) historicamente desenvolvidas na Região Norte-Fluminense. Busca, por meio de encontros/diálogos em palestras, mesas redondas e grupos de trabalhos, entre os atores sociais envolvidos nestas atividades, observar tendências e lacunas, além de contribuir para a formulação de uma agenda estratégica de inovação em Educação em Ciências. A ideia é desenvolver ações integradoras de pesquisas, ensino e extensão na região aproximando a comunidade universitária e a comunidade escolar. A parceria da UFRJ com a Educação é feita por meio do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG).

O Nupem está localizado à avenida São José do Barreto, 764

Veja Também

Equipe de Búzios conquista bronze do Campeonato de Canoas Havaianas

Uma equipe buziana conquistou a medalha de bronze do Campeonato Pan-Americano de Canoas Havaianas. A ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *