domingo , 19 janeiro 2020
Home / Carreira / Macaé cria 2,1 mil postos de trabalho e atinge melhor média em cinco anos

Macaé cria 2,1 mil postos de trabalho e atinge melhor média em cinco anos

Compras de Natal no Calçadão. Data 09/12/2016. Foto: Bruno Campos/Prefeitura de Macaé-RJ

Principal termômetro que indica recuperação das atividades econômicas que sustentam o equilíbrio financeiro dos municípios, a geração de postos de trabalho representa o fim da crise, e o início de uma nova fase de progresso e de prosperidade, a realidade já encarada por Macaé em 2019.

Com 2,1 mil empregos gerados entre janeiro e outubro deste ano, Macaé volta a ser reconhecida como a cidade das oportunidades, e reencontra no petróleo, a garantia de recuperar o protagonismo no Estado, ao ser reconhecida também com a cidade que concentra o ambiente mais favorável para a consolidação de negócios do campo offshore, e todas as áreas influenciadas pela indústria de óleo e gás.

As vagas criadas neste ano representam o aumento de admissões (33.896) em relação ao número de demissões (31.740) homologadas pelo Ministério do Trabalho, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Publicidade

Os números representam hoje a oportunidade de Macaé estabelecer um novo formato econômico, transformando o petróleo não mais como a única vertente de negócios, mas o combustível capaz de impulsionar outros segmentos fortalecidos em meio ao período de recessão mundial da indústria offshore, em especial o mercado de inovação e tecnologia, já consolidado pelo Programa Startup Macaé.

Prova disso é que, das 10 principais áreas que mais admitiram na cidade neste ano, quatro representam a indústria de óleo e gás. Neste total, o comércio e a prestação de serviços também empregaram e abriram vagas, um formato novo para o mercado de trabalho local que ainda segue em fase de adaptação.

Ao atingir a melhor média dos últimos cinco anos, Macaé supera cidades importantes para o petróleo, como Niterói e Maricá, e vive um momento diferente da Capital do Estado, que amarga um quadro de demissões e mantém o saldo negativo na geração de empregos.

Veja Também

Pesquisa mostra queda global da produtividade no mundo do trabalho, mas também aponta caminhos para as empresas saírem do trabalho para os super trabalhos

Pela primeira vez, o futuro do trabalho foi tratado como um bloco temático separado na ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *