domingo , 26 janeiro 2020
Home / Macaé & Região / Jornada Pedagógica de Rio das Ostras teve início nesta segunda, dia 29

Jornada Pedagógica de Rio das Ostras teve início nesta segunda, dia 29

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras deu início a Jornada Pedagógica do Município nesta segunda-feira, dia 29 de julho, com os profissionais da área. O objetivo é qualificar professores e orientadores por meio de palestras e painéis interativos com especialistas. O evento prossegue nesta terça-feira, dia 30, na Igreja Dignus Est, na Extensão do Bosque.

O prefeito Marcelino Borba esteve na Jornada Pedagógica e parabenizou os educadores pelo evento. “A transformação de um cidadão é por intermédio da Educação e vocês, professores, fazem a diferença. Vamos avançar mais. Gastar com Educação é investimento. Sem Educação e conhecimento, não chegamos a lugar algum. Vocês são formadores de pessoas, fazem a diferença”, afirmou.

Na abertura da Jornada Pedagógica, o secretário de Educação de Rio das Ostras, Maurício Henriques Santana, deu às boas-vindas aos participantes e destacou a importância do evento. “Hoje é um prazer ter o retorno das grandes palestras para os professores de Rio das Ostras. Precisamos dialogar, debater, estar juntos enquanto Rede Municipal de Educação. Esse é o momento de discutirmos nossas práticas. A Jornada vai fazer parte do nosso calendário. Que seja um momento de aprendizado e de troca de experiências para que nossos alunos tenham uma Educação de qualidade”, declarou.

PALESTRAS – Nesta segunda, dia 29, os participantes da Jornada Pedagógica de Rio das Ostras puderam assistir palestras sobre os desafios da Educação. Abrindo o ciclo de palestras, Vasco Moretto, Mestre em Didática das Ciências pela Universidade Laval (Québec, Canadá) e especialista em Avaliação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), proferiu a palestra “Avaliação da Aprendizagem: uma relação ética”.

Em sua apresentação, Moretto explicou a diferença entre moral e ética. “Sou autor do livro “Prova: um momento privilegiado de estudo e não de acerto de contas”. Não quero abordar a prova do ponto de vista técnico e cognitivo. Quero abordar do ponto de vista ético para a aprendizagem de nossos estudantes”, esclareceu.

Para Maria Aparecida Brandão Bastos, professora da Creche Municipal Dona Senhorinha, a primeira palestra foi um momento de grande interação “Ele falou sobre comportamentos éticos e respeitosos que devemos ter. No final, ele se emocionou e nós também!”, comentou.

AFETIVIDADE – Na parte de tarde, o escritor, Mestre em Saúde Coletiva e Doutor em Psicanálise Rossandro Klinjey ministrou a palestra “A arte de ensinar gerenciando afetividades”.

“Não precisamos de reformas pontuais. Precisamos mudar paradigmas em relação à Educação! Nenhum país que esteja em destaque na escala mundial fez isso, chegou lá sem a Educação. Precisamos olhar para o aluno além de um número, ter afeto e emoção. O conhecimento necessita de trocas afetivas. Impactamos a vida das pessoas”, sentenciou Rossandro Klinjey.

Para o palestrante, sem o amor nada vai funcionar. “Quando pensamos nisso, pensamos em uma sala de aula. Ainda que tenha o melhor quadro digital e todo conhecimento do mundo, eu preciso do paradigma do amor para ensinar”, completou.

PAINÉIS INTERATIVOS – O Painel Interativo, com o tema Tecnologia e Inovação, contou com a presença de Antonio Marcelo (MultiRio Gamificação na Educação), Hans Peter Jost (Diretor do Senai/Macaé) e Rodrigo Caride (educador e professor de Robótica Educativa).

Os participantes abordaram a gamificação e a necessidade de os alunos construírem o conhecimento. Para eles, a escola deve trazer os jogos para as salas de aulas, tornando a aprendizagem de fato mais prazerosa para os estudantes.

PROGRAMAÇÃO – A Jornada Pedagógica continua nesta terça-feira, dia 30, com as palestras de Antônio Eugênio Cunha, Mestre em Educação e Pedagogo; do Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo Celso Vasconcellos e da escritora e Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Maria Tereza Maldonado.

Publicidade

Veja Também

Cervejas da Backer: Procon Macaé fiscaliza estabelecimentos

A Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Macaé) está fiscalizando estabelecimentos nos quais ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *