sexta-feira , 5 março 2021
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Custos invisíveis gerados por pedidos de WhatsApp podem fazer mau ao negócio


O recebimento de pedidos de delivery por WhatsApp é algo que parece economicamente muito vantajoso para o restaurante. Essa ferramenta, contudo, esconde muitos custos invisíveis que podem ser perigosos para o seu negócio até mesmo no curto prazo.

Avaliar esse aspecto é muito importante para que você tenha um melhor controle tanto das finanças quanto da expansão do seu restaurante. Entendendo isso, você consegue fazer um planejamento e compreender quais investimentos valem a pena para o seu negócio.

Mais custos com funcionários
Quem já recebe pedidos por WhatsApp ou telefone sabe o quanto isso é demorado e trabalhoso. Quem nunca teve um cliente que faz várias perguntas, toma um enorme tempo do atendente no horário de pico e ainda gera algum erro na anotação do pedido no final das contas?

O recebimento dos pedidos pelo WhatsApp é feito manualmente. Dessa maneira, é necessário manter funcionários para essa função ou dispor de muito tempo para isso. Tendo um funcionário para receber os pedidos, você tem que pagar para ele certo? E mesmo que ele também execute outras funções, com certeza perde um tempo que poderia ser melhor aproveitado.

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Fazendo uma conta rápida, é possível ter uma noção melhor do gasto médio que você terá desnecessariamente com um funcionário só pra receber pedidos. Vale lembrar que não é só o valor do salário dele a ser levado em conta. Segundo a lei brasileira, para manter um funcionário CLT (seguindo as Consolidação das Leis do Trabalho), você obrigatoriamente tem que pagar, além do salário em si, FGTS (8% do salário), vale transporte, refeição, férias e décimo terceiro salário, além do INSS (cerca de 25% do salário do funcionário)

Vamos considerar, então, que um salário médio de um atendente de restaurante seja de R$ 998,00 para 20 dias mensais de trabalho e com um valor mínimo de vale transporte de R$ 172,00. Chega-se, assim, a um valor mensal aproximado de R$ 1637,95 gastos com um funcionário só, e em um ano são quase R$ 20.000,00. É um valor bem alto, não? E isso só com um funcionário. Só ele com certeza não dará conta de toda a demanda de pedidos, o que se torna ainda mais difícil conforme suas vendas forem aumentando. Ou seja, quanto mais você vende, mais atendentes precisa para lidar com os pedidos manuais. É um valor que poderia ser muito melhor aproveitado em outras áreas do seu negócio!

Isso é também o que acontece se for você o encarregado de receber os pedidos. Seu tempo é gasto com atividades manuais que poderiam ser feitas de forma automática. Os momentos que você poderia ter para trabalhar na expansão e estratégia do seu negócio estão sendo mal utilizados, o que pode estar fazendo com que a expansão do seu restaurante não seja priorizada ou consumindo mais horas do seu dia para isso.

Uma consequência implícita desse problema é o trabalho extra que você e seus funcionários acabam tendo. Como o processo de recebimentos de pedidos é manual, envolve processos desnecessários e repetitivos que atrapalham atividades mais estratégicas para a melhoria crescente do seu negócio.

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Comodidade para o cliente
Atualmente o que os clientes esperam ao fazer uma compra é ter o produto o mais rápido possível. O imediatismo é um fator decisivo para a conclusão da compra. Se o cliente encontra dificuldade e demora nesse processo, fica desanimado e pode acabar indo buscar um concorrente seu.

O mais importante é que você consiga oferecer toda a comodidade que seu cliente quer. Afinal é justamente para isso que ele busca um delivery, certo? Se ele sentir que fazer um pedido é menos cômodo do que ir ao restaurante, provavelmente vai buscar alguma outra solução.

Assim, você está gastando para manter um tipo de atendimento que não faz sentido para o seu cliente. Ele não quer depender do contato com uma pessoa para comprar; ele quer que tudo seja o mais rápido e direto possível.

Pedidos perdidos
Outro custo que você provavelmente não vê está na perda de pedidos. Com o volume alto de mensagens e perguntas, fica difícil dar atenção a todos os clientes ao mesmo tempo nas horas de maior movimentos. Dessa maneira, eles podem ficar impacientes e desistir da compra. Pense em quanto dinheiro você poderia ter ganhado só com cada pedido que já perdeu.

O ideal é que o cliente conclua a compra o mais rápido possível. O recebimento de pedidos pode e deve ser rápido e simples, tanto para você quanto pro seu cliente. Se não existir um processo organizado, contudo, esse trabalho pode se estender por muitos minutos no WhatsApp. Você com certeza já passou por situações como essa, certo? Diversos restaurantes, inclusive, chegam a perder muitos pedidos por dia devido à falta de eficiência e de um processo automatizado para receber pedidos.

Fazendo uma continha rápida, é possível ter uma ideia do quanto o seu negócio pode perder. Imagine, então, um restaurante que perde um pedido por dia no WhatsApp. Se ele trabalhar 20 dias por mês e tiver um ticket médio de R$ 30,00, são R$ 600,00 de faturamento perdidos em um mês. Bastante coisa, né?

Além disso, as chances de haver confusões em relação à anotação dos pedidos são muito altas por se tratar de um recebimento de pedidos manual e com grande demanda simultânea. Como seus atendentes conversam com muitos clientes ao mesmo tempo para finalizar os pedidos e responder dúvidas, podem se confundir e anotar os pedidos incorretamente. Isso causará irritação no cliente e um prejuízo enorme pro seu restaurante!

Fidelização pouco eficiente
O WhatsApp te deixa mandar mensagens para os clientes, mas a comunicação com eles não é tão eficiente quanto poderia ser. Isso vai dificultar muito o seu trabalho de fidelização.

Você pode criar listas de transmissão, mas o seu cliente só recebe a mensagem se tiver seu contato salvo no celular dele! Hoje em dia existem formas muito mais assertivas para se comunicar com o cliente. Alguns exemplos como notificações push, email marketing e SMS. Nesses casos você consegue mensurar o seu alcance e resultado de uma forma muito melhor!

Você já ouviu falar que um cliente fidelizado custa 5x menos em relação a um cliente novo para o restaurante? Atingir clientes novos requer altos investimentos de tempo e dinheiro em mais divulgação. Sem clientes fidelizados, nenhum negócio consegue expandir o faturamento exponencialmente, e a expansão fica muito complicada.

Sem a fidelização de clientes, seus gastos são muito maiores para manter seu faturamento. E consequentemente seus ganhos ficam reduzidos. É importante pensar também que quanto mais seu cliente te conhece, mais propício está a gastar valores maiores em cada compra.

Conclusão
Usar uma ferramenta que não é especializada para as vendas de delivery pode te ajudar durante um tempo. Contudo, ela também pode trazer alguns custos e problemas a mais para o seu negócio. Por isso é importante conhecer as melhores alternativas para unir economia e eficiência para o seu restaurante.

A questão está em avaliar o retorno e impacto pro seu restaurante. Não basta pensar que uma ferramenta como o WhatsApp não tem nenhum custo imediato, se no longo prazo você vai acabar pagando muito mais do que tentou economizar com uma ferramenta específica para pedidos de delivery. Os custos invisíveis são muito perigosos e têm impactos negativos que vão além do que se imagina!

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