sexta-feira , 5 março 2021
Home / Giro E&N / Coronavírus – No Japão famílias e empresas acumularam dinheiro

Coronavírus – No Japão famílias e empresas acumularam dinheiro

Desde agosto a circulação da moeda japonesa e os depósitos bancários aumentaram em um ritmo recorde em dezembro,  com o ressurgimento de infecções por coronavírus levando empresas e famílias a continuar acumulando dinheiro em vez de gastá-lo.

Os números destacam o desafio que o governo enfrenta ao tentar conter o vírus sem ameaçar a já frágil recuperação econômica do Japão.

O primeiro-ministro Yoshihide Suga deve anunciar uma extensão das medidas do estado de emergência além de Tóquio na quarta-feira, já que as infecções por COVID-19 continuam aumentando.

O estoque de moeda M3 do Japão – ou moeda em circulação e depósitos em instituições financeiras – aumentou 7,63% em dezembro em relação ao ano anterior, marcando o maior aumento já registrado, mostraram dados do Banco do Japão. O aumento excedeu ligeiramente um ganho de 7,59% em novembro.

As empresas continuam a acumular depósitos como precaução contra a pandemia, enquanto as famílias estão adiando os gastos devido à incerteza sobre as perspectivas, disse um funcionário do BOJ em uma entrevista coletiva.

A economia do Japão tem se recuperado moderadamente, depois de sofrer sua maior queda no pós-guerra em abril-junho do ano passado devido às restrições impostas à atividade econômica para conter o vírus.

Veja Também

Medicamentos para pressão arterial podem afetar seu humor

Ao contrário da sabedoria convencional, alguns medicamentos para pressão arterial estão associados a um menor ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *