domingo , 20 janeiro 2019
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Campos terá Centros de Educação Integral em 2019

Educação em tempo integral, oferecendo aos estudantes não só o conteúdo regular curricular, bem como oficinas culturais, esportivas, de língua estrangeira, reforço escolar e estudos direcionados à formação profissionais.

O projeto educacional do antropólogo Darcy Ribeiro – iniciado na rede estadual por Brizola, através dos Cieps na década de 80, e abandonado ao longo dos anos – volta a tomar corpo em uma versão atualizada na rede municipal de Campos.

O ano letivo de 2019 começa com dois Centros Municipais de Educação Integral (Cemei) em funcionamento, um marco para o ensino no município.

Os antigos Cieps Arnaldo Rosa Viana, no Parque Aurora, e Francisco Portela, em Tócos, foram as unidades escolhidas para sediar o projeto que, mesmo tendo sido idealizado por Darcy há mais de 30 anos, continua revolucionário na educação pública brasileira.

As escolas foram reformadas e adequadas para atender à nova demanda. O projeto estava entre as propostas de governo do prefeito Rafael Diniz.

Cerca de dois mil estudantes serão beneficiados diretamente de imediato. O objetivo da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) é que até o final do ano mais escolas adotem o modelo.

No Cemei, os estudantes contarão com um turno de aulas regulares e um segundo turno com oficinas temáticas, que visam atender os alunos em aspectos como: cidadania, esportes e formação profissional. As escolas funcionarão das 7h30 às 16h30 e os estudantes contarão com três refeições.

De acordo com o subsecretário pedagógico, Rafael Damasceno, a escolha das unidades foi estratégica, devido à localização e por já possuírem estrutura de Ciep, prédio grande e construído para ser em tempo integral.

— A proposta dos CEMEI foi pensada para oferecer educação integral em seu sentido pleno. Não se trata de apenas manter o aluno em sala de aula o dia todo, mas sim de oferecer um cardápio de atividades que contemple esse indivíduo em vários aspectos da sua cidadania, através do ensino de idiomas, práticas artísticas e esportivas e qualificação profissional — destaca o subsecretário.

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