sexta-feira , 22 novembro 2019
Home / Macaé & Região / Biblioteca Municipal de Macaé lança novo projeto nesta sexta-feira

Biblioteca Municipal de Macaé lança novo projeto nesta sexta-feira

A Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto vai lançar nesta sexta-feira (18) um novo projeto para a democratização do acesso aos livros e ao conhecimento. Trata-se do “Conversas (a)fiadas” que, através de rodas de conversa, vai reunir leitores e profissionais diversos para abordar temas de interesse geral. O pontapé vai ser dado com as psicólogas Danielle Godim e Grasiele Barbosa que, entre 14h e 16h, estarão conversando com adolescentes e demais interessados sobre o tema “Depressão e Suicídio”.

Segundo Juçara Pereira, coordenadora da Biblioteca Télio Barreto, o projeto deveria ter começado no mês de setembro para coincidir com o mês de prevenção ao suicídio (setembro amarelo).

Publicidade

“Infelizmente, problemas de agenda nos fizeram marcar o começo do projeto para este mês, mas trata-se de um assunto que nunca deixa de ser importante, especialmente com as estatísticas demonstrando o contrário. Apesar de ter como público-alvo os adolescentes, especialmente os que integram o projeto Nova Vida da prefeitura de Macaé, fazemos questão de convidar todos os interessados, pois os temas abordados são de relevância”, disse.

O projeto “Conversas (a)fiadas” é apenas um dentre os que vão fazer parte do programa “Circuito da Leitura” da Biblioteca Télio Barreto. O subtítulo do programa é “A Biblioteca semeando Leitura” e, de acordo com Juçara, ele tem como objetivo principal a democratização do acesso ao livro e o fomento à leitura. Tais objetivos pretendem ser alcançados através de atividades desenvolvidas pela própria biblioteca, como a roda de conversa desta sexta-feira. E essas atividades irão acontecer tanto em sua sede da Rua Teixeira de Gouveia 634, como também em outros locais.

O “Circuito da Leitura” irá realizar encontros periódicos com profissionais de áreas

variadas e pessoas de todas as idades, para tratar de temas diversos. Como exemplo, a coordenadora da Télio Barreto cita “diversidade”, “igualdade racial” e “saúde da mulher”. A dinâmica será realizada através de uma curta exposição do tema do dia por um profissional da área e o posterior debate. Como objetivo específico, a Biblioteca Télio Barreto pretende, desta forma, divulgar os livros relacionados aos diferentes temas abordados que integram seu acervo de mais de 43 mil títulos.

Serviço – Nesta sexta-feira, o encontro será realizado entre 14h e 16h na sede da Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto, na Rua Teixeira de Gouveia 634, no Centro, aberto ao público em geral.

Veja Também

Nova feira livre é inaugurada em Rio das Ostras

Segundo a Prefeitura, o local vai funcionar em caráter experimental na Rua Justino Carlos Vidal, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *