quinta-feira , 23 setembro 2021
Home / Giro E&N / Beber bebidas açucaradas associadas ao risco de câncer de cólon

Beber bebidas açucaradas associadas ao risco de câncer de cólon

Será que as bebidas açucaradas estão por trás do aumento recente de casos de câncer colorretal de início precoce?

Um estudo publicado online em 6 de maio de 2021 pela revista Gutsugere que sim. Os pesquisadores examinaram os padrões alimentares de 95.464 enfermeiras que participaram do Nurses ‘Health Study II de 1991 a 2015.

Eles também perguntaram a cerca de 41.000 mulheres sobre sua dieta na adolescência (idades de 13 a 18). No total, 109 participantes desenvolveram câncer colorretal antes dos 50 anos, o que é considerado precoce.

Os pesquisadores descobriram que mulheres adultas que relataram beber duas bebidas adoçadas com açúcar por dia tinham mais do que o dobro do risco de câncer colorretal do que mulheres que bebiam menos de uma bebida adoçada por semana. Os pesquisadores também descobriram que, para cada bebida doce por dia que as mulheres bebiam na adolescência, elas tinham um risco 32% maior de câncer colorretal de início precoce na idade adulta.

Institucional

Os pesquisadores especularam que o recente aumento no número de casos de câncer colorretal diagnosticados antes dos 50 anos está relacionado a um aumento no consumo de bebidas açucaradas – particularmente entre adultos jovens. A American Cancer Society agora recomenda que o rastreamento do câncer colorretal comece aos 45 anos em vez dos 50, e possivelmente mais cedo em pessoas com histórico familiar da doença.

Os especialistas dizem que essas descobertas devem dar a você outro motivo para buscar opções sem açúcar, como água, soda, café ou chá em vez de refrigerante, ou outras bebidas açucaradas.

Fonte / Escola de Medicina de Harvard

PUBLICIDADE

Veja Também

Professora Martha Franco fala benefícios do tênis para vida profissional

A professora de tênis Martha Franco conta como o esporte pode contribuir para os profissionais ...

Deixe uma resposta