sexta-feira , 27 maio 2022
Home / Macaé & Região / Ato de licenciamento de instalação de UPGN fortalece construção do Porto de Macaé

Ato de licenciamento de instalação de UPGN fortalece construção do Porto de Macaé

Unidade de processamento de gás natural é comemorada pela região

O TEPOR – Terminal Portuário de Macaé comemorou ontem uma peça fundamental para o desenvolvimento econômico de Macaé e da região.

O Tepor será um terminal altamente especializado, para atender com eficiência a demanda da indústria de apoio às atividades de óleo e gás, além de apresentar soluções para transportes de cargas de outros setores.
Sua área onshore ocupará um total de até 6.000.000 m2, e possuirá pátios para estocagem e armazéns alfandegados. Estão incluídos ainda um Terminal de Armazenamento de Petróleo, um Terminal de Armazenamento de Combustíveis e uma Planta de Processamento de Gás Natural (“UPGN”).

A entrega da licença de autorização da licença de instalação da UPGN foi realizada pelo presidente do INEA Philipe Campello Costa Brondi da Silva que falou sobre a nova política de concessão de licenças e a relação com o desenvolvimento econômico.

“Sabemos que os principais países que tem ecossistemas com padrões de preservação, como o Canadá por exemplo trabalham com a sustentabilidade e o desenvolvimento economia. Temos que acabar com esse paradigma que o estado tem que parar o seu desenvolvimento econômico que geram empregos e receitas para investirmos na preservação ambiental. Entretanto é importante frisar que não abrimos mão dos pilares da sustentabilidade exigidas aqui no INEA, que são inegociáveis para garantirmos a preservação das nossas vidas e das próximas gerações e construirmos um estado forte, com segurança hídrica. Está claro que podemos preservar as nossas belezas naturais e gerar empregos e renda para a população com qualidade de vida.”

Continua depois da publicidade

Muitas autoridades, empresários e associações de moradores estavam presentes ao ato, onde o deputado Estadual Chico Machado vice presidente da ALERJ nascido em Macaé, ponderou sobre o evento: “Vejam vocês como é importante que os políticos independentemente de siglas partidárias ou bases eleitorais distintas se unam para materializar investimentos que possam qualificar a economia do nosso estado e consequentemente gerar empregos, que no meu entender são a base do desenvolvimento social e humano. Essa licença é o resultado do trabalho de muita gente, do mais humilde trabalhador ao prefeito, deputados e do governador Claudio Castro, que tem dado na pratica uma demonstração de grande apreço ao interior, com ações e investimentos que fortalecem as vocações regionais. Um projeto dessa envergadura que envolve empresas nacionais e internacionais com investimentos gigantescos, precisa de segurança jurídica para atrair outras parcerias e foi determinante a postura do presidente da ALERJ André Siciliano na redução da alíquota de ICMS de 18% para 2 % para os negócios dessa plataforma em Macaé e que foi sancionada pelo governador Claudio Castro”.

O secretário de desenvolvimento Econômico do município Rodrigo Viana disse a nossa reportagem presente no evento, que o potencial de gás concentrado em Macaé e toda estrutura já configurada, com uma planta de negócios ancorada na logística, carga tributária incentivada, qualidade de serviços públicos e privados que o município tem hoje, somados a expertise nas operações de óleo gás tem feito de Macaé um município com um excelente ambiente para instalação de novos investimentos empresariais de nível nacional e internacional.

O prefeito de Macaé Welbert Resende falou sobre retomada da região destacando o seu município que gerou 12 mil novos empregos em 2021, se tornou o maior produtor de grãos do estado, o maior rebanho de gado confinado, com o segundo maior polo universitário que já trilha o caminho das exportação de pesquisas e inovações. Seguindo o exemplo do estado estamos trabalhando na agilização dos processos de licenciamento em todos os níveis, criando um ambiente favorável a captação de investimentos nas mais diversas áreas, e isso já vem ocorrendo com a chegada de gigantes do varejo e atacado, no setor de saúde temos em fase de finalização de construção de um grande hospital da Unimed e a Rede Door a maior da América Latina já iniciou as obras de mais um hospital no município com o Macaé Door.

Veja Também

Rio das Ostras abre processo contra a Enel

Moradores reclamam sobre a qualidade do serviço prestado no distrito de Cantagalo A Enel vem ...

Deixe uma resposta