Especialistas em empreendedorismo criativo dá dicas de como lucrar no segmento com uma das datas mais importantes do varejo no primeiro semestre
A Rcell, uma das maiores distribuidoras de tecnologia do Brasil, realizou uma pesquisa, com o apoio da ASUS, para mapear as expectativas, estratégias e desafios dos varejistas para o Dia das Mães de 2025: 85,7% dos comerciantes projetam receitas superiores a 1 milhão de reais. Outros 9,5% estimam ganhos de até 100 mil reais, enquanto 4,8% esperam faturamento entre 201 mil e 300 mil reais.O ticket médio das compras também deve ser elevado: 79,2% dos lojistas acreditam que o valor será superior a 450 reais. Já 8,3% projetam tickets entre 251 e 350 reais; 4,2%, até 150 reais; outros 4,2% estimam valores entre 151 e 250 reais; e a mesma porcentagem acredita em um ticket médio entre 351 e 450 reais.

Nesse cenário otimista, a papelaria criativa também se destaca ao explorar um universo de possibilidades. A especialista em empreendedorismo criativo e produtos personalizados, Ju Delamura, compartilha dicas valiosas para quem deseja começar a empreender em uma das datas mais significativas para o varejo no primeiro semestre.
“O Dia das Mães é uma ótima oportunidade para quem pretende fazer uma renda extra. Dentro do universo dos produtos personalizados há uma infinidade de possibilidades, como: adesivos, embalagens personalizadas, kits de mesa posta, produtos pet temáticos, blusas, acessórios, enfeites, brindes corporativos de vários tamanhos e formatos, imãs de geladeira, elementos decorativos para o tradicional almoço em família e muito mais. O Dia das Mães é uma data que representa um adicional significativo no primeiro semestre e é, sem dúvida, o período comercial mais importante da primeira metade do ano. Afinal, é esse o momento em que filhos, maridos, irmãos, amigos e demais presenteiam as mulheres nas quais eles reconhecem o papel materno com itens que remetem a todo amor que elas merecem”, ressalta Ju.
A especialista, ainda, elenca cinco dicas para dar o pontapé inicial com a papelaria criativa:
- Seja criativo e fuja do óbvio;
- Busque referências na área;
- Invista em cursos e workshops para crescer profissionalmente;
- Participe de eventos, feiras e encontros do segmento.
- Desenvolva um plano estratégico a logo prazo – antecedência é a palavra chave para não perder datas pontuais e boas oportunidades de vendas.
Uma dica importante em personalizados é pesquisar e usar a criatividade na hora das vendas.
“Para quem está começando a trabalhar com as máquinas Silhouette (máquina de corte digital), a dica é estudar bastante e ter repertório para fugir do óbvio! O equipamento te permite pensar fora da caixa e entregar para o consumidor final produtos inovadores e exclusivos. Existem modelos pré-prontos no mercado, mas também é possível e incentivado que você crie sua própria versão e coloque sua identidade em cada peça. O sucesso da sua marca também está relacionado a autenticidade e diferenciação da concorrência, e para quem aprende a usar a máquina de forma correta, o céu é o limite!”, aconselha a profissional. E se aquele presente especial está fora do orçamento, Ju Delamura indica fazer uma embalagem personalizada com flores ou personalizar bombons, como forma de presentear sem gastar muito.

E se o setor varejista aposta nas boas vendas deste ano, a papelaria criativa temática especial para o Dia das Mães não fica atrás. Segundo Ju Delamura, investir nas datas comemorativas pode ser uma excelente oportunidade para gerar uma fonte de renda extra. “Por isso, vale a pena ingressar no segmento da personalização com máquinas de corte através das datas comemorativas – meu compromisso é ajudar meus alunos a desbloquear todo o potencial desses equipamentos, seja para transformar esse hobby em uma fonte de renda extra ou para criar projetos únicos e personalizados para uso pessoal, que eles mesmo comprariam, seja fazendo a festa de aniversário do filho, seja descobrindo uma nova paixão”, explica Ju.
O Dia das Mães é uma excelente oportunidade para gerar renda extra, nesta data sazonal, muitos filhos procuram presentear suas mães com itens mais personalizados, que transmitem emoção, e o Crochê é uma ótima alternativa. Ju Sanches, empreendedora e professora de Amigurumi, com mais de 7 mil alunas, destacou que o Amiguriu personalizado é uma ótima ideia lucrativa e criativa para o Dia das Mães.
“Nesta data comemorativa, você pode criar Amigurumis personalizados que representam mães e filhos em versões carinhosas e detalhadas. As peças sempre vem acionadas de muita personalidade, com roupas semelhantes, cor de cabelo, acessórios e traços físicos que unem conexão e arte. Esse é um presente único, feito sob medida, carregado de valor emocional.” Destaca Ju.
Pode parecer difícil mas fazer Amigurumi é super fácil, até mesmo para quem nunca fez crochê. Os bonecos estão super em alta e através de cursos para iniciantes, disponíveis on-line, é possível aprender do zero.
“Essa é uma oportunidade perfeita para lucrar e empreender no próprio negócio. Investimento inicial baixo, material acessível, produção rápida e valor alto agregado a compras, ou seja, as pessoas estão dispostas a pagar mais por itens personalizados, a personalização transforma o presente em uma recordação afetiva.” Pontua.
Quem tiver interesse em aprender, a professora tem um canal no YouTube: Caco Amigurumi, com vídeos que ensinam desde materiais básicos para investir gastando pouco até como aprender a fazer seu boneco.
Sobre Ju Delamura
É uma profissional com uma característica altamente empreendedora, que está literalmente impressa em seu DNA. Paulistana, de 33 anos, desde cedo desenvolveu o gosto pelo universo da personalização. Formada em Engenharia Civil, deixou o “mundo concreto” para ir atrás de um sonho, e se tornou especialista em empreendedorismo criativo e personalização digital. Ingressou no mercado em 2019 e hoje, Ju já formou mais de 4000 alunos através de seus cursos. Ju encontrou no universo criativo, utilizando equipamentos de corte como os da marca Silhouette, sua vocação digital.
IG: @judelamura
Site: https://www.judelamura.com.br/
Sobre Ju Sanches
Ju Sanches é professora de amigurumi e já formou mais de 7 mil alunas nessa técnica. Seu primeiro curso, lançado em 2021, marcou o início de sua jornada ensinando amigurumi de forma acessível e profissional. Desde então, ajuda milhares de pessoas a se tornarem especialistas por meio de seus cursos Mini Mim, Vila Pop e SUPER POP, onde ensina não apenas a fazer, mas também a vender e viver de amigurumi. Além disso, é autora do livro O Fantástico Mundo dos Mini Mins, onde compartilha sua experiência e o processo criativo por trás dos bonecos.
Siga: @cacoamigurumi