A sucessão em empresas familiares é um dos maiores desafios no Brasil. Apesar de 90% dos negócios no país serem gerenciados por famílias, apenas 30% sobrevivem até a terceira geração. Esse dado evidencia a importância de um planejamento cuidadoso para garantir a continuidade e o sucesso do empreendimento ao longo do tempo.

Um exemplo inspirador é o da Massa X, fundada em 1995 em Suzano (SP) pelo engenheiro de alimentos Tung Yun Wu. Hoje, a empresa é liderada pelos irmãos Diego e Giovanna, representando a segunda geração da família Tung. A Massa X se consolidou como pioneira na produção de pão de queijo congelado e porcionado há 30 anos atrás, sendo exemplo de como uma transição bem planejada pode fortalecer o legado familiar.
Com base em sua própria experiência, os sucessores Diego e Giovanna compartilham 6 dicas essenciais para uma sucessão familiar bem-sucedida:
- Identifique as aptidões dos possíveis sucessores
Reconhecer as habilidades e competências de cada membro da família é o primeiro passo para uma transição eficiente. Isso ajuda a alinhar as responsabilidades com as capacidades individuais.
- Comunique a cultura da empresa e o propósito do negócio
É fundamental transmitir aos sucessores não apenas as práticas empresariais, mas também os valores, o impacto do negócio na família e o propósito que sustenta o trabalho.
- Envolva os sucessores o quanto antes
Introduza os futuros líderes ao dia a dia da empresa desde cedo, começando com pequenas responsabilidades e atividades. Isso fortalece a conexão com o negócio e desenvolve um senso de pertencimento.
- Capacite os sucessores
Invista na formação e no desenvolvimento dos herdeiros, tanto em habilidades técnicas quanto em competências de gestão. Cursos, workshops e mentorias são aliados valiosos nesse processo.
- Planeje os papéis de cada membro
Com a sucessão, surgem mudanças no perfil de gestão e na dinâmica da empresa. Definir claramente os papéis e responsabilidades de fundadores e sucessores é essencial para evitar conflitos.
- Implemente uma governança familiar
Estabelecer uma estrutura de governança formal, com conselhos e regras claras, ajuda a equilibrar os interesses da família e da empresa, garantindo decisões mais profissionais e sustentáveis.
Sobre a Massa X:
Os iirmãos Diego e Giovanna, 2ª geração da família Tung, estão à frente da Massa X, empresa familiar com quase 30 anos de mercado e pioneira na criação do pão de queijo congelado e porcionado no Brasil. Localizado em Suzano (SP), o negócio foi fundado em 1995 pelo engenheiro de alimentos Tung Yun Wu, pai da diretora comercial e do CEO da empresa familiar. Hoje, com 70 anos, o Sr. Tung cedeu a gestão da fábrica de 3mil m² para os filhos, que tocam o dia a dia da produção de salgados e outros produtos congelados. Mas para os sucessores, o segredo do sucesso na mudança de bastão do negócio está na imersão da empresa desde a infância, mas também na inovação que a nova geração trouxe para a Massa X.
“Desde muito pequenos, eu e o Diego fomos inseridos no contexto da fábrica. Isso vai de encontro com uma questão cultural muito forte da nossa família, que têm descendência chinesa, como também com um plano traçado pelo Sr. Tung há muitos anos já visando a continuidade da empresa. Isso fez com que a gente tivesse conhecido o negócio de ponta a ponta e hoje, na cadeira de direção, pudéssemos administrar com propriedade e conhecimento todas as áreas da fábrica”, comenta Giovanna Tung, diretora comercial da Massa x.

Para o CEO da empresa especializada na produção de produtos congelados, Diego Tung, outro diferencial para que a 2° geração de empresários fosse bem-sucedida na administração do negócio foi a inovação. “Nosso pai foi um visionário à frente do seu tempo ao criar os produtos que a Massa X oferecida, na época. Todos vendiam pão de queijo em baldes e ele desenvolveu as bolinhas porcionadas que todo mundo conhece hoje para facilitar a produção, logística e comercialização. Isso revolucionou o mercado. Como já tínhamos uma mente criativa por trás da produção, eu direcionei a minha formação acadêmica para administração e a Giovanna para marketing, áreas que não estavam sendo bem exploradas na 1ª geração e que poderiam ser complementares ao negócio”, lembra o CEO da Massa X e 2ª geração à frente do negócio.
Quando Diego e Giovana assumiram a empresa da família, a dupla traçou um plano de crescimento para a Massa X. Um dos pontos levantados era a possibilidade de expandir a atuação da companhia mirando no varejo e no público B2C. “Como já tínhamos quase 30 anos de know-how na produção de congelados e toda uma estrutura fabril montada em Suzano (SP), investir em uma marca própria foi um caminho quase óbvio para nós. E a adesão do mercado tem sido além das nossas expectativas”, comenta Diego Tung, que começou a trabalhar no negócio da família ainda na infância, da produção a entrega, e hoje é o gestor do negócio com mais de 70 funcionários.
Atualmente, a empresa produz quase 200 toneladas/mês, sendo 60% do volume fruto da produção de pão de queijo e outros 40% de salgados em geral, como coxinha, quibe e croissant. Hoje, a dupla de irmãos à frente do negócio se especializou em oferecer soluções para fornecimento e operação com alimentos congelados. “Começamos com o pão de queijo por conta de uma oportunidade do mercado e acrescentamos os salgados pelo mesmo motivo, mas gostamos de ressaltar que a Massa X não pode e não deve ser rotulada a um único produto. Se amanhã a bola da vez for outro alimento congelado, nós iremos direcionar nossos esforços para esse produto. Se um cliente ou uma rede precisa de um produto “taylor made” (feito sob medida), nós podemos desenvolver também”, explica Giovana.