A ascensão de João Fonseca atingiu novos patamares no domingo no IEB + Argentina Open em Buenos Aires, onde conquistou seu primeiro título no torneio.
O brasileiro de 18 anos teve um desempenho deslumbrante ao derrotar o quinto cabeça-de-chave Francisco Cerundolo por 6-4, 7-6(1), tornando-se o mais jovem sul-americano a ganhar um título na era do ATP Tour (desde 1990). Competindo em sua primeira final no torneio, Fonseca sacou duas vezes sem sucesso para a partida, mas se reagrupou com estilo para afundar o quarto argentino da semana em meio a uma atmosfera barulhenta na capital.

“Semana inacreditável, até na Argentina tem alguns brasileiros torcendo por mim”, disse emocionado Fonseca. “Isso é simplesmente incrível. Cada brasileiro, cada um do seu país quer esse apoio do seu país. Para mim, esse [momento] que estou vivendo é simplesmente inacreditável.
“Quero agradecer à minha família, aos meus amigos e aos meus patrocinadores por me ajudarem a realizar o meu sonho, que é jogar tênis. Claro que quero ser o número 1, claro que quero ganhar Slams, títulos, mas meu sonho é só jogar tênis e estou vivendo isso.”