A Prefeitura de Macaé, por meio da Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, segue com o trabalho de controle e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nesta quinta-feira (16), o mutirão aconteceu no bairro Imbetiba, com visitas aos imóveis, vias, terrenos e pontos comerciais. Na sexta (17), a equipe estará no bairro Nova Holanda, a partir das 8h.
Os agentes de endemias efetuaram o protocolo em locais onde foram encontrados focos do mosquito. Eles deram orientações aos moradores, realizaram aplicação de larvicidas e aproveitaram as visitas para explicar aos moradores a utilização de alguns produtos que ajudam no combate ao mosquito.
Com um olhar apurado, os agentes de endemias fazem uma vistoria criteriosa por onde passam. “Observamos que o cano de escoamento da água estava acima do fundo e, nesse espaço, a água ficou acumulada. A orientação é para que o responsável utilize cloro uma vez por semana, para interromper o ciclo do mosquito”, explicou a supervisora de campo Rose Costa.
A equipe também fez vistorias nos bueiros do bairro, tendo em vista o período de chuvas de verão. Por esse motivo, vale lembrar a importância em depositar os resíduos nas lixeiras para evitar que entrem nos bueiros.
Quem recebeu os agentes em sua residência foi o aposentado Antônio Fernandes. Na ocasião, os agentes fizeram a vistoria e orientaram colocar areia nos pratos de plantas ou lavar semanalmente com esponja para retirar possíveis ovos do Aedes. “Essa visita é importante, pois a dengue é uma doença perigosa”, disse o aposentado.
Cuidados – Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, bacias e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d’água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.