Ações com uso de tecnologias, eventos imersivos com valores socioambientais e que proporcionem experiências personalizadas são as apostas para deixar as empresas e marcas em evidência em 2025
Apesar das incertezas do cenário político global, da alta do dólar e das transformações geradas pela evolução tecnológica, o mercado de live marketing brasileiro continuará aquecido em 2025, ultrapassando 100 bilhões de reais em investimento acumulado desde 2024, segundo as projeções do último Anuário Brasileiro de Live Marketing.
“Vejo grandes oportunidades em ações e eventos inclusivos, que representam a diversidade do público. Além disso, a inteligência artificial vem com tudo e será uma ferramenta estratégica, permitindo criar experiências altamente personalizadas e eficientes, elevando o engajamento do público”, afirma Flávia Morizono, diretora de operações e planejamento da agência paulistana Joia – Experiências que Transformam, com 13 anos de experiência no segmento.
De acordo com a executiva, o mercado já começa o ano dando sinais de um cenário bastante promissor. “Já temos 15 projetos de eventos corporativos aprovados logo na primeira semana de janeiro, 50% a mais em relação ao mesmo período do ano passado”, comemora Flávia.
As apostas das empresas
A necessidade de se adaptar às demandas de um mundo cada vez mais consciente e tecnológico e a busca por soluções inovadoras, personalizadas e que conecte emocionalmente com as pessoas devem impulsionar principalmente três segmentos do mercado ao longo de 2025:
Ações híbridas: ativações que procuram integrar experiências físicas e digitais para ampliar o público tendem a se consolidar com novas soluções tecnológicas e de conectividade.
Ativações de marca e experiências imersivas: as marcas estão investindo em experiências interativas e memoráveis para engajar diretamente o consumidor, utilizando tecnologia como realidade aumentada e inteligência artificial. Eventos corporativos: apesar do avanço das tecnologias digitais, as empresas devem continuar apostando em projetos focados no contato social, essencial para fortalecer relacionamentos, criar laços
de confiança e engajamento dos colaboradores, parceiros e clientes. “Corporações que investem em eventos se destacam em um mercado cada vez mais competitivo, aproveitando as oportunidades únicas para inovar e reforçar a marca”, observa Flávia.
Oportunidades em meio aos desafios
Agregar recursos tecnológicos no projeto, no entanto, pode encontrar algumas barreiras, que vão exigir agilidade e um bom jogo de cintura das empresas, na opinião da diretora da agência Joia.
A rápida evolução tecnológica traz oportunidades, mas ao mesmo tempo exige que o público se adapte a novos formatos e ferramentas. Por outro lado, é importante que as empresas usem a tecnologia de maneira que enriqueça a experiência das pessoas em seus projetos, sem se tornar uma barreira.
Os acontecimentos externos, como a nova política imposta pelo governo dos Estados Unidos, a guerra na Europa e outros fatores, podem impactar diretamente o ambiente de negócios, afetando investimentos e decisões estratégicas das empresas. “Em tempos de incerteza, o mercado de eventos precisa ser resiliente e ágil para se adaptar às mudanças e minimizar riscos”, afirma Flávia.
Já a disparada da moeda americana frente ao real pode gerar um impacto significativo em eventos internacionais e na aquisição de tecnologia, equipamentos e softwares.
“Os desafios nos levam a buscar novas oportunidades de crescimento. Fortalecer parcerias com operadores que trabalhem com destinos nacionais e ofereçam experiências premium aos clientes, assim como priorizar fornecedores e desenvolvedores brasileiros, capazes de entregar soluções eficientes e acessíveis são caminhos para mitigar esses efeitos”, conclui Flávia.
Sobre a Joia – Experiências que Transformam
A agência Joia – Experiências que Transformam atua há 13 anos no segmento de eventos corporativos e é reconhecida por sua expertise em live marketing e excelência na execução de projetos inovadores.
A agência se destaca pelo atendimento personalizado, escuta empática e foco na entrega de soluções que maximizem os benefícios e otimizem os custos para seus clientes.
Essa abordagem estratégica e centrada no cliente consolidou a Joia como parceira de grandes marcas como TikTok, Volvo Trucks, Tim, Hospital A.C. Camargo, PagBank, Grupo Pão de Açúcar, JCB, Itaú, Honda, L´Occitane e Canon. Saiba mais clicando no site.