A vedete da tecnologia atualmente, sem dúvida é inteligência artificial generativa. Importante destacar o caráter generativo, uma vez que é essa IA que está no holofote das empresas e do mercado nos últimos 3 anos. E ela está cada vez mais importante no contexto empresarial, e em especial para as pequenas e médias empresas, pois pode proporcionar um aumento significativo da eficiência, e desta forma impulsionar o crescimento e aumentar a competitividade.
Áreas onde se tem visto maior aplicação da inteligência artificial generativa estão conectadas com a automação de tarefas rotineiras, onde a IA pode automatizar tarefas repetitivas, como entrada de dados, suporte ao cliente por meio de chatbots, agendamento e gerenciamento financeiro, liberando os funcionários para se concentrarem em trabalhos mais estratégicos. No final isso representa maior eficiência através da automação com simplificação de operações e redução de custos operacionais, o que muitas vezes é crucial dados os seus orçamentos limitados das PME’s.
Uma área de aplicação de IA que rapidamente proliferou foi o atendimento a clientes através de chatbots, que podem fornecer suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, e assim oferecendo um melhor atendimento ao cliente e aumentando o seu engajamento. Isso melhora a satisfação e a fidelidade do cliente enquanto dando a oportunidade para personalizar as interações e serviços, e assim aumentando as vendas e construindo relacionamentos mais fortes com os clientes.
Agora uma aplicação estratégica, é a capacidade De fazer analises dos dados e extrair insights, dessa forma ajudando as pequenas e médias empresas a tomar decisões informadas com base em dados para desenvolvimento de produtos e serviços. A orientação pelos dados vai ser o grande vetor de relevância e competitividade para que as empresas possam prever o comportamento dos clientes, tendências de vendas e outras métricas importantes.
A IA também tem se tornado numa aliada valiosa para o marketing das pequenas e médias empresas para criar campanhas de marketing direcionadas mais eficazes, usando dados para segmentar clientes, otimizar gastos com publicidade e fornecer conteúdo personalizado no momento certo.
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Atualmente, as ferramentas de IA conseguem otimizar o conteúdo de sites, aumentar a visibilidade dos mecanismos de pesquisa e até mesmo gerar ideias de conteúdo, ajudando as pequenas e médias empresas a melhorar sua presença online. E à medida que as soluções de IA se tornam mais fáceis de utilizar e adaptadas às pequenas empresas, estes desafios diminuem gradualmente.
Mas não existe almoço grátis, e apesar dos benefícios potenciais, as PME’s vão enfrentar alguns desafios, principalmente como os custos iniciais de implementação, as lacunas de competências internas, a desestruturação dos dados disponíveis e as preocupações com a privacidade dos dados. As empresas terão que mitigar os riscos e oferecer garantias para os seus usuários através de políticas de transparência
No final, a realidade é que a IA generativa apresenta uma oportunidade transformadora para as pequenas e médias empresas inovarem, simplificarem as operações e competirem de forma eficaz. Ao adotar soluções orientadas por IA, as PMEs podem oferecer melhores experiências aos clientes, tomar decisões baseadas em dados e alcançar maior eficiência, preparando-as para o sucesso a longo prazo num mercado competitivo. Em um podcast realizado essa semana com dois craques sobre o assunto: Maria Luiza Reis da Lab245 Software e o Cezar Taurion da Red Core AI, chegamos a conclusão, que seria mais apropriado chamar a IA de Agente Artificial.
E como forma de orientar os nossos associados, e todos os outros atores do ecossistema brasileiro, estamos compartilhando um estudo sobre o tema, de forma ampla e global, e que contem insights valiosos para aqueles que não querem perder o “bonde” e estarem competitivos no futuro.
O estudo “The WITSA Global AI Network” foi concebido para ser uma plataforma que reúne todos os protagonistas, desde os governos, empresas, academia, e a sociedade civil, para colaborar e compartilhar os aprendizados a respeito de uma tecnologia que vai se tornar um divisor de águas no futuro próximo. O nosso entendimento é que se faz necessário termos uma abordagem holística, envolvendo todos os atores, para que tenhamos um desenvolvimento dessa nova (velha) tecnologia de forma ética e responsável, e com o objetivo de criar um valor de longo prazo para toda a sociedade.
Ao alinharmos objetivos e estratégias comuns, podemos construir um ecossistema de IA que não só impulsione o crescimento empresarial e tecnológico, mas também melhore o bem-estar social e promova a gestão ambiental. A IA tem imensa capacidade de transformar a forma como vivemos, trabalhamos e interagimos, desbloqueando novos níveis de eficiência, permitindo tomadas de decisão mais inteligentes e criando oportunidades para as empresas se expandirem para novos mercados.
Fonte: Robert Janssen
Presidente da Assespro-RJ
Consultor, mentor e investidor de empresas. CEO da Obr.global.