A estenose espinhal é uma condição que ocorre quando o espaço da coluna se estreita e, com isso, gera uma pressão na medula espinhal e em suas terminações nervosas. Ela costuma acontecer com maior frequência na altura do pescoço e na região lombar.
Além disso, muitas vezes pode ser notada após crises de dor, formigamento, dormência ou mesmo fraqueza na área afetada. Saiba mais!
Quais são as causas da estenose espinhal?
A causa mais recorrente de estenose espinhal é o desgaste gerado por causa da artrite, tanto em pacientes com osteoartrite quanto naqueles que possuem artrite reumatoide.
Além disso, outros fatores que contribuem com o surgimento dessa condição incluem o envelhecimento e as consequentes alterações relacionadas à idade. O motivo por trás disso é que, conforme as pessoas envelhecem, os ligamentos responsáveis por manter as vértebras no lugar podem acabar se calcificando.
Por fim, outras doenças preexistentes na região da coluna, como tumores e doença óssea de Paget, e condições hereditárias também podem ser consideradas causas da estenose espinhal.
Quais são os sintomas da estenose espinhal?
Os sintomas de estenose espinhal podem variar de acordo com a parte da coluna que foi afetada. Em muitos casos, como a condição progride e se desenvolve lentamente, o paciente nem sequer percebe sinais de que algo está errado.
Com o passar do tempo, sintomas como dores nas costas ou no pescoço, queimação, dormência, fraqueza muscular, cãibras e dificuldade de locomoção podem surgir.
Nos casos mais avançados da estenose espinhal, o paciente pode relatar ainda problemas na saúde intestinal, na bexiga e até mesmo na função sexual.
Como funciona o diagnóstico da estenose espinhal?
Um ortopedista poderá diagnosticar a estenose espinhal por meio de perguntas sobre o histórico médico do paciente e de sintomas. Também irá realizar exame clínico e podem ser necessários exames de imagem como o raio-X para identificar o problema.
Em alguns casos, o profissional de saúde pode requisitar ainda uma ressonância magnética ou uma tomografia computadorizada para entender as possíveis causas da condição.
Como tratar a estenose espinhal?
O tratamento da estenose espinhal vai depender da gravidade dos sintomas. Em casos de estágio inicial, o médico pode prescrever medicamentos anti-inflamatórios não esteroides para alívio da dor. Também é recomendado ir a sessões de fisioterapia, para retomar a força e resistência da coluna, e de acupuntura, para aliviar a pressão local.
Quando a estenose está em um estado mais avançado ou os tratamentos complementares não estão dando conta, pode ser preciso recorrer a procedimentos cirúrgicos para reparar a área afetada.
Revisão Técnica: Luiz Antônio Vasconcelos, Especialista em Clínica Médica, Medicina Interna, Cardiologia e Ecocardiografia. Cardiologista e clínico das unidades de pronto atendimento e do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein.