O órgão muscular que nos ajuda a falar, saborear e engolir tem uma certa aparência quando está saudável.e os olhos são as janelas da alma, considere a língua uma espécie de luz de verificação do corpo. A aparência da língua dá aos médicos uma ideia sobre certos aspectos da sua saúde, e sua cor é uma pista importante.
Como deve ser a sua língua?
A língua deve ter formato arredondado e simétrico. Geralmente é rosa claro, embora possa ter um pouco de pigmentação roxa ou marrom nas populações africanas, asiáticas e mediterrâneas. Também pode ter um toque de revestimento branco.
“O revestimento vem de uma proteína resistente chamada queratina, que ajuda a evitar que sua língua seja arranhada quando você come”, diz o Dr. Tien Jiang, protesista do Departamento de Política e Epidemiologia de Saúde Bucal da Escola de Medicina Dentária de Harvard.
De perto, você poderá ver que sua língua está coberta de pequenas protuberâncias (papilas) que servem a vários propósitos:
- Eles sentem a temperatura e o toque.
- Eles contêm papilas gustativas que permitem detectar se o alimento é doce, salgado, azedo, amargo ou salgado.
- Eles criam fricção para ajudá-lo a formar uma bolinha de comida (bolus) que você pode engolir.
Proteja-se dos danos da inflamação crônica.
A ciência provou que a inflamação crónica e de baixo grau pode transformar-se num assassino silencioso que contribui para doenças cardiovasculares, cancro, diabetes tipo 2 e outras condições. Obtenha dicas simples para combater a inflamação e manter-se saudável – com especialistas da Harvard Medical School.
A dieta pode afetar a cor da língua?
Sim. Às vezes, a dieta pode ser parcialmente responsável pela mudança no tom habitual da língua. Isso porque as papilas podem absorver as cores e resíduos dos alimentos e bebidas que você consome. Por exemplo, aquele picolé ou doce azul que você comia quando criança provavelmente deixou sua língua com um tom excitante de azul. Café, chá e muitos tipos de alimentos, como pratos de curry com muito açafrão amarelo, também podem deixar marcas.
A descoloração geralmente é apenas temporária. Beber bastante água e manter uma boa higiene bucal irá remover alimentos e corantes que grudam na língua.
Língua escura ou brilhante, manchas brancas e outros motivos de preocupação
Algumas cores e aparências da língua são sinais de problemas de saúde. Verifique com seu médico se você notar algum dos seguintes:
- Uma língua marrom ou preta sinaliza uma condição chamada “língua negra e peluda”. Isso ocorre quando as papilas ficam muito longas. Essas pequenas protuberâncias geralmente não têm muita chance de crescer porque são eliminadas regularmente com toda a atividade em sua boca. Se crescerem, podem reter bactérias e uma mistura de corantes alimentares, causando uma coloração marrom ou preta. Os fatores de risco incluem tomar antibióticos ou anti-histamínicos, fumar, boca seca, beber quantidades excessivas de café ou chá preto ou má higiene oral.
- Manchas brancas espessas ou feridas brancas na língua provavelmente significam que você tem um crescimento excessivo de fermento na boca (aftas). A candidíase pode ser desencadeada por condições como diabetes ou HIV, efeitos colaterais de antibióticos ou tratamento de câncer, uso de dentaduras, tabagismo, boca seca ou uso de inaladores de esteroides. Em casos raros, manchas brancas ou feridas são sintomas de câncer bucal.
- Se sua língua apresentar feridas vermelhas ou amarelas dolorosas, você pode estar lidando com aftas (tecidos irritados), candidíase (que às vezes pode aparecer como manchas vermelhas) ou (em casos raros) câncer bucal.
- Uma língua vermelha brilhante pode indicar que você tem deficiência de vitamina B 12 ou uma infecção chamada escarlatina – uma infecção pela bactéria Streptococcus na garganta ( faringite estreptocócica ) acompanhada por erupção na pele vermelha. Se você tiver manchas vermelhas brilhantes que não doem e parecem migrar de um lugar para outro na língua, você pode ter uma doença inofensiva e incurável chamada “língua geográfica”.
Você deve escovar a língua ou usar um raspador de língua?
Uma boa higiene bucal exige que você use fio dental pelo menos uma vez por dia e os escove pelo menos duas vezes por dia . Reserve alguns segundos para usar o pincel na língua.
“Estique a língua e passe a escova de dentes da parte de trás da língua para a frente: uma passada no meio, uma passada no lado esquerdo e uma passada no lado direito. Isso ajuda a remover bactérias e detritos que se acumulam nas papilas “, diz o Dr. Jiang.
Algumas pessoas juram usar um raspador de língua para limpar a língua. Jiang não é fã, mas não tem problemas com alguém que usa a ferramenta, que é puxada para frente na língua de maneira semelhante a escovar a língua. “Os dados sobre a eficácia do raspador de língua são mistos”, diz ela. “Tudo se resume ao que você está disposto a fazer diariamente para manter sua língua, dentes, boca e gengivas o mais saudáveis possível.”
Preocupado com sua língua? O que fazer
Se você estiver preocupado com algo errado com sua língua – especialmente se também tiver febre, muita dor de garganta, feridas que não desaparecem ou outros sintomas novos – ligue para seu médico ou dentista.
Seu médico ou dentista pode
- avaliar sua condição
- prescrever ou sugerir tratamentos para aliviar o desconforto, como enxaguantes bucais medicamentosos ou enxaguantes com água morna
- Recomendamos que você se mantenha hidratado e intensifique sua higiene bucal.
Se necessário, seu médico poderá encaminhá-lo a um especialista para avaliação adicional.