terça-feira, maio 6

O mofo é um tipo de fungo, um grupo de organismos que também inclui leveduras e cogumelos. O mofo se desenvolve em locais úmidos. Em ambientes externos , ele se forma em superfícies úmidas, como troncos apodrecidos ou folhas molhadas. Em ambientes internos, ele pode crescer em áreas úmidas como banheiros, porões ou cozinhas. Se sua casa sofreu uma inundação ou tem canos com vazamento, é mais provável que ela desenvolva mofo.

PUBLICIDADE / CLIQUE NA IMAGEM, SAIBA MAIS!

Mofo em sua casa pode causar problemas de saúde. Veja os sintomas de exposição ao mofo e como identificá-lo, tratá-lo e preveni-lo.

Sintomas de exposição a mofo
A maioria dos fungos não é prejudicial, tranquiliza o Dr. Nicholas Nassikas, professor assistente de medicina na Faculdade de Medicina de Harvard. Aliás, alguns fungos são até usados ​​na fabricação de alimentos como queijo e iogurte, ou de medicamentos como a penicilina.

Mas algumas pessoas desenvolvem sintomas como coriza, coceira nos olhos e tosse após a exposição. “A exposição ao mofo pode causar inflamação em qualquer parte do trato respiratório”, explica o Dr. Nassikas. Se você tem alergia a mofo ou asma, pode ter uma reação ainda mais grave, acrescenta.

Riscos à saúde da exposição prolongada ao mofo interno
Para pessoas alérgicas, sintomas como coceira, coriza, tosse e até chiado no peito podem ocorrer quando os níveis de mofo externo estão altos ou se você for exposto a mofo interno, mesmo que por um curto período de tempo.

A exposição crônica ao mofo em ambientes internos pode causar complicações de saúde adicionais, às vezes graves, afirma o Dr. Nassikas. Entre elas:

Asma. A exposição infantil ao mofo doméstico aumenta o risco de desenvolver asma, de acordo com um estudo publicado no International Journal of Hygiene and Environmental Health . Ao analisar mais de 40.000 crianças nos EUA, pesquisadores descobriram que quase 11% daquelas em lares onde foram expostas a mofo tinham asma, em comparação com 7% das crianças que não foram expostas a mofo em suas casas.

Mudanças de humor. Uma revisão de 19 estudos publicada na Environmental Health Perspectives constatou que a exposição prolongada ao mofo aumenta o estresse, a depressão e a ansiedade em adultos e crianças.

Alterações no sistema imunológico. Pesquisas sugerem que a exposição crônica ao mofo em ambientes fechados está associada a níveis elevados de substâncias químicas no corpo, como a proteína C-reativa (PCR), que indicam a presença de inflamação.

Mofo preto
O mofo preto é um dos vários tipos de mofo. Existem até muitos tipos diferentes de mofo preto. Mas quando as pessoas falam sobre mofo preto, geralmente se referem ao Stachybotrys chartarum , ou S. chartarum . ( O Stachybotrys chartarum era anteriormente conhecido como Stachybotrys atra .) Esse tipo de mofo cresce e se espalha em materiais que contêm celulose, como papel, madeira e drywall.

O S. chartarum ganhou as manchetes na década de 1990, quando pesquisas sugeriram uma associação entre mofo preto e hemorragia pulmonar em bebês. “A ligação é controversa — não está claro se o S. chartarum foi a causa”, enfatiza o Dr. Nassikas.

PUBLICIDADE / CLIQUE NA IMAGEM, SAIBA MAIS!

Embora os sintomas do mofo preto tenham recebido muita atenção, o mofo preto em si não parece mais perigoso do que outros tipos, acrescenta o Dr. Nassikas. “A exposição prolongada a qualquer tipo de mofo em ambientes internos pode causar problemas como asma, inflamação pulmonar e problemas cognitivos e de humor”, afirma.

Como identificar mofo
Se você tem mofo, ele costuma ser óbvio. “Você geralmente o vê ou sente o cheiro”, diz o Dr. Nassikas. Procure por manchas felpudas, descoloridas ou viscosas em áreas com muita umidade, como o banheiro, molduras de janelas, a vedação da porta da geladeira ou ao redor de aparelhos de ar-condicionado. Outra dica é um odor de mofo, acrescenta o Dr. Nassikas. Se você não conseguir identificar de onde vem imediatamente, olhe atrás e embaixo de superfícies como carpetes, papel de parede, armários e paredes.

Você já deve ter ouvido falar de kits de teste de mofo, mas o CDC não os recomenda rotineiramente. A melhor coisa a fazer é remover qualquer mofo que você vir ou sentir cheiro.

Causas comuns de crescimento de mofo em casas
“A principal causa do crescimento de mofo são os danos causados ​​pela água”, diz o Dr. Nassikas. “Se você vir água, é provável que também haja mofo.” Algumas maneiras comuns de isso acontecer incluem:

vazamentos no telhado
umidade excessiva no banheiro
alta umidade ambiente
vazamento de canos de água
água acumulada perto da fundação da sua casa.
Remediação de mofo: quando chamar um profissional para remoção de mofo
Se você acha que tem mofo, o primeiro passo é chamar um profissional para resolver o problema subjacente, diz o Dr. Nassikas. Se você tem mofo de um cano com vazamento, por exemplo, você vai querer chamar um encanador para consertar.

PUBLICIDADE / CLIQUE NA IMAGEM, SAIBA MAIS!

Se a área mofada for menor que um pedaço de 90 cm x 90 cm, você mesmo pode se livrar do mofo. O CDC recomenda o seguinte: use água e sabão ou uma solução de água sanitária com uma xícara de água sanitária misturada com 3,8 litros de água para remover o mofo de superfícies duras. Seque completamente. Abra todas as janelas e portas para uma boa ventilação e use botas de borracha, luvas e óculos de proteção durante a limpeza. Pode ser necessário descartar materiais absorventes ou porosos, como carpetes ou placas de teto, que não podem ser limpos completamente.

Se a área for maior que 9 metros quadrados, ou se sua casa sofreu uma grande inundação, é melhor contratar um serviço profissional de remoção de mofo. Procure uma empresa ou profissional de remoção de mofo certificado por uma das seguintes instituições:

Associação Nacional de Saúde Ambiental (NEHA)
Associação Americana de Higiene Industrial (AIHA)
Instituto de Certificação de Inspeção, Limpeza e Restauração (IICRC)
Conselho Americano para Certificação Acreditada (ACAC).
Seu estado também pode fornecer nomes de profissionais em sua área.

Prevenindo o crescimento de mofo em casa
A melhor maneira de prevenir o crescimento de mofo em ambientes internos é limpar e consertar qualquer dano causado pela água o mais rápido possível. Se notar condensação ou manchas de umidade nas paredes, chame um encanador que pode ajudar a encontrar a fonte do vazamento oculto. Outras coisas que você pode fazer:

Regule os níveis de umidade em sua casa. Se você observar condensação regularmente nas janelas, pode ser um sinal de que sua casa tem altos níveis de umidade. Você pode comprar um higrômetro em uma loja de materiais de construção para medir a umidade em sua casa. Se estiver acima de 60%, use desumidificadores. O ideal é manter a umidade interna entre 30% e 50%.

Ligue os exaustores. Ligue o exaustor do banheiro durante o banho para evitar o excesso de umidade. Se não tiver um exaustor, abra a janela. Cozinhar também pode aumentar os níveis de umidade. Use a coifa do fogão para extrair a umidade da cozinha. Se tiver uma secadora de roupas, certifique-se de que ela tenha ventilação para o exterior.

Instale canos de drenagem externos. Eles ajudarão a escoar a água da fundação da sua casa quando chover.

Exit mobile version