Rio das Ostras – Em visita a Assessoria de Comunicação de Rio das Ostras, conversando com o chefe da pasta o jornalista André Cabral podemos certificar que o prefeito do município Carlos Augusto de Paula entende que a comunicação pública tem um papel essencial na construção do elo entre o governo e os cidadãos. Ela garante transparência nos atos da administração, promove o acesso à informação e fortalece a participação social.
Em áreas como saúde, educação, meio ambiente, economia e desenvolvimento, a comunicação — especialmente a comunicação social — exerce uma função estratégica ao informar, orientar e engajar a população em torno de políticas públicas e serviços de interesse coletivo.

Em Rio das Ostras, com o início de uma nova gestão, esse compromisso com a informação de qualidade se fortalece. O município reconhece a importância de oferecer uma comunicação baseada em dados consolidados, conteúdos de utilidade pública e linguagem acessível, contribuindo para que o cidadão esteja bem informado e possa exercer plenamente seus direitos.
A Assessoria de Comunicação de Rio das Ostras assume um papel ainda mais abrangente: ela não apenas divulga as ações da Prefeitura, mas também atua como uma ponte entre o poder público e a sociedade, ouvindo as demandas da população, esclarecendo dúvidas e facilitando o acesso a informações confiáveis, disse André.
“O prefeito Carlos Augusto nos deu as novas diretrizes dessa nova abordagem que posso destacar para os leitores do portal Economia & Negócios que são:
A ampliação e modernização dos canais oficiais de comunicação, como site institucional, redes sociais, aplicativo e plataformas de atendimento online;

A produção de conteúdos informativos e educativos sobre serviços públicos, programas sociais e campanhas de conscientização;
A promoção da transparência, por meio da divulgação de dados, números e resultados das ações da administração;
A escuta ativa da população, por meio de pesquisas, enquetes, ouvidorias e interação direta nas redes sociais; conclui André.
O incentivo à cidadania digital, permite que moradores solicitem serviços, tirem dúvidas e acompanhem processos sem sair de casa.
Nossa percepção nesta ida a Ascon é de que a nova gestão entende que comunicar bem é também cuidar da cidade, atuar com responsabilidade, compromisso e inovação para garantir que cada cidadão de Rio das Ostras tenha acesso à informação pública de forma clara, útil e eficiente.