A Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Ostras, apreendeu mais de 350 kg de carne imprópria para o consumo em um depósito de açougue do Município. A operação contou com o apoio da Defesa Civil e do Procon do Município.
Os fiscais da Vigilância se depararam com carne no chão e condições de trabalho totalmente insalubres. As atividades eram exercidas de forma ilegal, sem condições de higiene.

“As condições sanitárias são muito precárias, comprometendo a qualidade dos produtos ofertados à população”, destaca Nirvana Braga, Coordenadora da Vigilância em Saúde de Rio das Ostras.
O consumo de carnes impróprias para consumo pode trazer sérios riscos à saúde, incluindo intoxicações alimentares e infecções graves. Dependendo do tipo de contaminação, os efeitos podem variar de sintomas leves a complicações severas. Veja alguns dos principais riscos:
1. Infecções Bacterianas
Carnes contaminadas por bactérias como Salmonella, Escherichia coli (E. coli) e Listeria monocytogenes podem causar infecções graves, levando a sintomas como febre, diarreia intensa, vômitos e, em casos mais graves, complicações renais ou neurológicas.

2. Intoxicação Alimentar
Toxinas produzidas por bactérias que podem causar visão turva, dificuldade para falar e engolir, paralisia muscular e, em casos extremos, insuficiência respiratória. Já toxinas de Staphylococcus aureus podem provocar náuseas, vômitos e dores abdominais intensas poucas horas após a ingestão.
3. Infecções Parasitas
Carnes mal armazenadas ou mal cozidas podem conter parasitas como Taenia saginata (tênia da carne bovina) e Trichinella spiralis (presente em carne de porco), causando doenças como teníase e triquinelose. Essas infecções podem levar a sintomas como dores abdominais, diarreia, fadiga e, em casos graves, complicações neurológicas ou musculares.
4. Presença de Produtos Químicos e Conservantes Tóxicos Carnes impróprias para consumo podem conter resíduos de produtos químicos usados para mascarar deterioração, como formol e nitratos em excesso. O consumo dessas
substâncias pode estar associado a problemas renais, hepáticos e até ao aumento do risco de câncer.

5. Risco de Septicemia
Em casos mais graves, o consumo de carne altamente contaminada pode levar a infecções generalizadas (septicemia), exigindo atendimento médico imediato. A septicemia pode causar falência de órgãos e ser fatal se não tratada rapidamente.
Como denunciar em Rio das Ostras
O Departamento de Vigilância Sanitária solicita à população que seja vigilante e denuncie por meio do e-mail vigilanciasanitaria.ro@gmail.com.